início do conteúdo

Atividade intercultural no IFMT Campus Barra do Garças com estudante russa

Publicado em: Reitoria / 10 de Março de 2020 às 08:58

Na última sexta-feira, 06 de março de 2020, as turmas de 3º ano dos cursos de Informática e Alimentos tiveram, uma experiência muito autêntica no Campus Barra do Garças. O Campus recebeu uma intercambista da Rússia no ensino médio, trazida por meio do AFS Intercultura Program. A iniciativa partiu do professor História, Jeferson Rodrigues Ornelas, que foi apoiado pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura, Juliano Antunes Cardoso, e pela área internacional do Campus. A experiência de se aprender sobre a revolução Russa e poder compreender alguns aspectos da história segue descrita abaixo:

“Quando pensamos em sincretismo cultural, pensamos na troca de culturas, conhecimentos e costumes que ocorre de forma natural quando duas ou mais pessoas de etnias diferentes, experiências e, principalmente, vivências diferentes se encontram. O próprio encontro promove este fenômeno social. Não há como ter contato com a outra cultura e não ser tocado por ela.

A experiência que tentamos proporcionar no IFMT com a presença da estudante, Russa, Ekaterina Kelman, parte do princípio de que além do sincretismo natural e indefinidamente rico, que a simples presença dos intercambistas promove, podemos explorar ainda mais essa troca.

Incentivando a habilidade, carisma e espontaneidade demonstrados pela estudante, além do conhecimento da língua aprendida, para que pudesse expor com o olhar de quem ainda vivencia consequências de um fato, que faz parte da história da humanidade, mas que mora no seio da grande nação russa, sua revolução.

Por fim o resultado foi uma refeição cultural, antropofágica… degustamos com deleite a língua russa, o sotaque russo confortável no português aprendido, compreendido e apresentado pela intercambista. E, claro, a riqueza de uma cultura, que só quem vivencia pode transmitir.

Em uma aula preparada e lecionada pela intercambista, alunos e professor tiveram à sua frente um pouco dos resultados possíveis, uma aula preparada e lecionada pela intercambista, alunos e professor tiveram a sua frente um pouco dos resultados possíveis, que esse projeto de intercâmbio proporciona.” (Jeferson Rodrigues Ornelas – Professor de história)

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT