12 instituições da Rede Federal vão aderir ao Programa Português como Língua Adicional (PLA)

Publicado por: Reitoria / 6 de Julho de 2021 às 13:57

Doze instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram selecionadas na chamada pública de adesão e implementação do Programa Português como Língua Adicional (PLA). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (30/7). O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos IFSULDEMINAS e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Para dar o caráter de pluralidade, que é uma marca registrada das instituições, um grupo de trabalho foi constituído ainda em 2020 para discutir diretrizes e ações para ampliação das ações da Rede Federal para atendimento da demanda.

O curso é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. A lista com as instituições selecionadas está disponível abaixo:

1 Instituto Federal do Triângulo Mineiro

2 Instituto Federal de Brasília

3 Instituto Federal de Pernambuco

4 Instituto Federal de Mato Grosso

5 Instituto Federal do Amapá

6 Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

7 Instituto Federal do Ceará

8 Instituto Federal do Rio Grande do Norte

9 Instituto Federal do Rio Grande do Sul

10 Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

11 Instituto Federal de Roraima

12 Instituto Federal de São Paulo

O PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana. A previsão é que os cursos de português tenham início em agosto de 2021 e a seleção dos estudantes seja feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi. O programa foi lançado na quarta-feira (5/5) em uma solenidade on-line e teve a participação de assessores de Relações Internacionais, reitores e outros servidores interessados no tema.

Eventuais dúvidas poderão ser solucionadas por meio do endereço portuguesemrede.conif@gmail.com.

FONTE: Assessoria de Comunicação do Conif