Abertas as inscrições gratuitas para o TOEFL a ser aplicado no dia 23 de outubro

Publicado por: Reitoria / 9 de Outubro de 2015 às 12:00

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio do Programa Idiomas Sem Fronteiras do Ministério da Educação, realizará a aplicação gratuita do TOEFL (test of english as a foreign language), para servidores (incluindo aposentados e contratados), estagiários e alunos da graduação da instituição. O TOEFL é reconhecido internacionalmente na avaliação do nível de proficiência em língua inglesa. Os testes serão aplicados no dia 23 de outubro, às 8 horas, em 15 campi e Reitoria.

As inscrições estão abertas no site https://isfaluno.mec.gov.br/. São ofertadas 30 vagas em cada uma das 16 unidades da instituição que foram credenciadas para aplicação do teste: Reitoria, Campus Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Juína, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, São Vicente, Primavera do Leste, Pontes de Lacerda, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Cáceres, Alta Floresta e Rondonópolis.

No mês de setembro, a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) realizou, em Cuiabá, o treinamento e credenciamento de 16 professores do IFMT, que serão responsáveis pela aplicação dos testes nos campi da Instituição. Segundo a Diretora da DSRI, Sônia Guimarães, esta é uma oportunidade aberta pela instituição para que a comunidade escolar possa participar de um teste reconhecido internacionalmente e de forma gratuita, pois o mesmo possui alto custo na iniciativa privada. "O candidato poderá conhecer o funcionamento do teste e sua pontuação será retornada ao candidato de forma sigilosa, em envelope lacrado", destacou a diretora.

Segundo João Vanes, professor do Campus Cáceres, além da oportunidade gratuita da realização do TOEFL no próprio campus do IFMT, a iniciativa do programa possibilita a servidores e alunos realizarem o curso de inglês My English Online (MEO). A participação no curso online, desenvolvido pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning, já é pré-requisito para inscrição nos cursos presenciais ofertados pelo Idiomas sem Fronteiras - Inglês.

“Quem realizar o TOEFL, independente da pontuação no teste, pode inscrever-se no MEO. É mais uma oportunidade para melhorar o aprendizado na língua inglesa, abrindo possibilidades para realizar cursos presenciais do Idiomas sem Fronteiras”, explica o docente.

Inscrições limitadas

As inscrições serão limitadas a 30 vagas por unidade e encerram-se automaticamente ao atingir o número de inscritos. O prazo final é 19 de outubro.

Ascom/Campus Cáceres e Ascom/Reitoria, 09/10/2015