Alunas dos campi Rondonópolis e Barra do Garças estão na final da seleção do Programa Jovens Embaixadores

Publicado por: Reitoria / 2 de Outubro de 2019 às 12:17

As alunas do ensino médio integrado dos campi Rondonópolis e Barra do Garças, Aylana Silveira Barbosa, 15 anos e Kimberly Dutra Lima Alves, 17 anos, estão na final para a 18ª edição do Programa Jovens Embaixadores no estado de Mato Grosso. O IFMT é a única instituição de ensino público do estado de Mato Grosso que conseguiu selecionar alunas para a final do programa.

A final está ocorrendo nesta quarta-feira (02/10), na Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) que recebeu as estudantes e os representantes da SEDUC responsáveis pela seleção dos alunos em Mato Grosso. Os embaixadores da DSRI dos respectivos campi, Larissa Müller de Faria e Renan Rezende de Coelho, acompanham as estudantes.

Para os embaixadores, o segredo de terem alunos dos seus campi na final foi a questão da divulgação junto aos estudantes e as aulas de inglês no Instituto Federal. “Nós temos professores qualificados”, ressaltou Renan Coelho. Larissa Faria acrescentou ainda que, além disso, o apoio dos pais e o empenho dos alunos.

A diretora da DSRI, Sônia Regina Guimarães, destacou que o resultado do IFMT estar na final do programa se deve ao empenho da diretoria e dos embaixadores nos campi. “Desde 2015, começamos a fomentar a divulgação, o preparo e  o suporte para que os alunos possam se envolver. O que podemos perceber é que os alunos estão cada vez mais se preparando para esse tipo de processo seletivo, seja através de um aprofundamento do idioma, de um trabalho trabalho voluntário, projeto de pesquisa no campus. Tudo isso tem contribuído para esse resultado”, salientou.

Programa Jovens Embaixadores

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos e tem como público alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O representante de Mato Grosso na edição de 2019 foi o estudante Leandro José Gonçalves Pereira, de 17 anos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Primavera do Leste (a 231 quilômetros ao sul da Capital).

O aluno conquistou a vaga no programa com o projeto “Desigualdade social e suas consequências”. “Para mim foi uma experiência única, pois fizemos as ações em uma parte mais pobre dos Estados Unidos e isso ajudou a acabar com o estereótipo de que lá tudo é perfeito. Apesar de ser um país desenvolvido, lá também tem problemas como qualquer outro”.

Ascom/Reitoria/IFMT com informações da Seduc/MT