início do conteúdo

Bolsa de excelência Eiffel 2017

Publicado por: Reitoria / 22 de Dezembro de 2016 às 07:37

Estão abertas as candidaturas para o a bolsa de excelência Eiffel, programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França para estimular os estabelecimentos fraceses a atraírem os melhores alunos para os cursos nos níveis de mestrado e doutorado.

O programa tem como objetivo formar futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado, e incentivar candidaturas de estudantes de países emergentes para o nível de mestrado, assim como de estudantes dos países industrializados para o nível do doutorado.

As áreas de estudo contempladas pela bolsa Eiffel são:

- Engenharia para o nível Master; e ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação);
- Economia e gestão;
- Direito e ciências políticas.

A bolsa para o estudante de Master é de 1.181 euros mensais. Para o doutorado, o valor é de 1.400 euros mensais. Para candidatar-se ao Master é preciso ter, no máximo, 30 anos no dia da avaliação do dossiê (6 de março de 2017). Para o doutorado, o limite de idade é 35 anos.

 Calendário 2017

Lançamento do edital: 10 de outubro de 2016
Data limite de recepção dos dossiês pelo Campus France de Paris: 6 de janeiro de 2017
Anúncio dos resultados: semana de 20 de março de 2017

Candidatura

As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France Paris serão desconsideradas.

Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem manifestar seu interesse ao apresentar suas candidaturas às instituições francesas que, por sua vez, terão até 6 de janeiro de 2017 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris.

Leia o edital: https://www.campusfrance.org/sites/default/files/vademecum_eiffel_2017.pdf

Principais dúvidas sobre a bolsa: https://www.bresil.campusfrance.org/page/perguntas-frequentes-sobre-a-bolsa-eiffel

Informações importantes aos candidatos (em francês): https://www.campusfrance.org/sites/default/files/TexteSite_EtudiantsFR.pdf

Mais informações: https://www.campusfrance.org/fr/eiffel

Depoimento: como conseguir a bolsa Eiffel: https://youtu.be/gpuloJCndNs

 


Fonte: Campus France - Bresil

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT