Bolsa para fazer Ensino Médio na América Latina da AFS

Publicado por: Reitoria / 17 de Agosto de 2016 às 15:52

Estão sendo oferecidas bolsas para fazer High School no Exterior. A AFS anunciou está com inscrições abertas para o programa Viva América Latina. São 15 bolsas para fazer Ensino Médio na América Latina. As bolsas cobrem todos os principais custos e são para estudar na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia ou Costa Rica. Os 15 selecionados devem passar um semestre nestes países aprendendo espanhol, morando em casa de família e conhecendo a cultura local com bolsa completa. As inscrições vão até 7 de setembro.

São 15 bolsas para os seguintes destinos: Argentina/Uruguai (5 vagas),  Colômbia (2 vagas),  Costa Rica (4 vagas). Chile (2 vagas) e Paraguai (2 vagas). O programa terá duração de um semestre acadêmico e o embarque será  em 2017.  Os selecionados para as bolsas têm passagem aérea internacional (ida e volta), seguro saúde, hospedagem em família, colocação em escola, livros escolares, passagem casa x escola x casa e atividades de orientação cobertas pela AFS.

Requisitos para concorrer a uma bolsa para fazer ensino médio na América Latina:

Estar no primeiro ou segundo ano do ensino médio em 2016

Ter entre 15 e 17 anos em fevereiro de 2017

Ser aluno de escolar pública ou ser bolsista em escolar particular

Ter médias acima de 8 no boletim

Não ter reprovação no histórico escolar

Ter renda familiar bruta de até R$5000 (comprovados no holerite e imposto de renda dos responsáveis)

Demonstrar interesse em viver uma experiência intercultural; e

Residir em um estado onde o AFS atua. (AL, BA, CE, DF, ES, GO, MT, MS, MG, PB, PR, PE, RJ, RN, RS, SC, SP, SE e TO.

O que precisa para se inscrever:

Para fazer a inscrição, é necessário enviar cópia do boletim ou histórico escola 2015/2016, uma carta de recomendação de um professor ( em português),  carta dos pais ou responsáveis (em português, aqui tem um modelo com quais assuntos a carta deve abranger) e uma resposta breve para  a pergunta: “O que te motiva a fazer parte de uma organização como o AFS?”. Os candidatos também precisam enviar uma redação de autoria própria em português sobre um problema em sua comunidade e possíveis soluções inovadoras respeitando o seguinte formato:

1. Qual o problema e quando ele ocorre?

2. Quem é afetado e o que vai acontecer se o problema persistir?

3. Como você sente que pode atuar sobre esta situação?

A redação pode ter até 2 páginas e ter formato formato A4, fonte Arial 12 e espaço duplo.

Todos os bolsistas ficam com o compromisso de promover o destino ao retornar ao Brasil, promover o Brasil no país de destino e de enviar um vídeo durante a experiência.  A inscrição é feita toda pela internet no site da AFS. As dúvidas podem ser tiradas diretamente com o comitê da AFS no seu estado.  Os finalistas serão chamados para entrevista e uma orientação explicando sobre o intercâmbio, objetivos, funcionamento, expectativas, diferenças culturais, etc. Os vencedores serão divulgados no fim de setembro.

Quem se inscreve para as bolsas para fazer ensino médio na América Latina da AFS NÃO pode concorrer para as bolsas para fazer intercâmbio de high school na Itália. Os candidatos devem optar por uma oportunidade ou a outra. As bolsas também não incluem despesas com emissão de visto, passagens domésticas no Brasil, uniforme escolar no país de destino (se necessário) e taxa de adesão de US$ 500 (cobrada apenas antes do embarque).

Fonte: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-fazer-ensino-medio-na-america-latina-da-afs/