Bolsas de mérito da UC para estudantes internacionais

Publicado por: Reitoria / 24 de Janeiro de 2017 às 07:49

Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) no ano letivo de 2017-2018 através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao e Liankao, vão ter oportunidade de se candidatarem a bolsas de mérito.

Estas bolsas libertam os estudantes do pagamento das mensalidades, no valor anual de sete mil euros. São elegíveis para as bolsas os estudantes que obtenham uma nota de candidatura igual ou superior a 16 valores (160 pontos)  na escala portuguesa.

O número de bolsas varia por faculdade e curso e a sua renovação dependerá da manutenção, pelo estudante, do mesmo nível académico nos anos posteriores.

Com esta medida a Universidade de Coimbra procura facilitar o acesso a estudantes de excelência que sonham fazer o seu primeiro percurso académico numa instituição europeia de referência e que de outra forma não o poderiam fazer.

Em que consiste a bolsa?

De acordo com o Despacho Reitoral 24/2017 (https://www.uc.pt/brasil/financiamento/despacho-24_bolsas-2017-2018.pdf) , a bolsa liberta o estudante do pagamento das mensalidades anuais ("propinas"), no valor de 7000 EUR.

Ressaltamos que a taxa de inscrição e demais taxas académicas, bem como despesas de alojamento, alimentação, material escolar, entre outras são da responsabilidade do estudante.

Quantas bolsas serão atribuídas?

O número de bolsas é limitado por Faculdade e, em certos casos, por curso. Para o ano letivo de 2017/2018 o número de bolsas a atribuir é o seguinte:

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)
Faculdade de Direito (FDUC)
Faculdade de Economia (FEUC)
4*
Faculdade de Letras (FLUC)
Faculdade de Farmácia (FFUC)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUC)
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF)

*Uma bolsa por curso

Quem se pode candidatar às bolsas?

Estudantes colocados na Universidade de Coimbra para o ano letivo de 2017/2018, através do concurso especial para estudantes internacionais, com uma classificação de acesso não inferior a 160 pontos.

O facto de ter nota igual ou superior a 160 não garante por si só a obtenção da bolsa. O número de bolsas é limitado por Faculdade e, em certos casos, por curso. Para mais detalhes, consulte o Despacho Reitoral supra-citado.

Como é o processo de candidatura?

Os candidatos elegíveis para a bolsa receberão uma comunicação da UC por correio eletrónico com instruções detalhadas de como proceder.

Esteja atento ao seu email registrado no inforestudante.uc.pt, porque isto acontece logo após o anúncio das colocações (aprovação da candidatura aos cursos de graduação), durante o período de matrículas e inscrições.

Quais os critérios de avaliação das candidaturas?

A seriação de candidatos é feita com base na seguinte fórmula:

(2 × ACA + 1 × MOT)/3

em que:

MOT é a motivação do candidato para se candidatar à bolsa, expressa por carta, de extensão não superior a 4000 caracteres, que justifique o mérito da candidatura e a relevância do apoio a conceder;

ACA é o desempenho académico.

Para mais detalhes, consulte o artigo 4.º do Regulamento 397/2016 (https://www.uc.pt/brasil/financiamento/regul-bolsas-merito-ei.pdf).

Os resultados do processo de atribuição das bolsas serão comunicados aos candidatos e publicitados no inforestudante.uc.pt e na página da Universidade de Coimbra.

Os candidatos que não obtenham a bolsa terão que proceder ao pagamento das primeiras três mensalidades em prazo que será comunicado junto com o resultado do processo.

Como se processa a renovação da bolsa nos anos seguintes?

A bolsa é renovável anualmente, até ao fim do ciclo de estudos em que os beneficiários se encontravam inscritos no momento da concessão inicial da bolsa, desde que se mantenha o preenchimento dos requisitos constantes da alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º do Regulamento 397/2016 citado no final desta página, ou de norma equivalente que esteja em vigor no momento da renovação.

Fonte: Universidade de Coimbra, em: https://www.uc.pt/brasil/financiamento/ei