Comissão Fulbright: Música e Outras Artes

Publicado por: Reitoria / 1 de Setembro de 2020 às 13:57

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. A Comissão Fulbright Brasil está com edital aberto para Cátedra que se destina a acadêmicos ou profissionais que atuem nas áreas de música (performance, composição, estudos de jazz, teoria musical, musicologia, etnomusicologia e artistas) ou nas artes (artes visuais, teatro, drama ou dança contemporânea). Ela é oferecida na universidade de Indiana e as inscrições estão abertas até a data de 15 de setembro de 2020.

Todos os candidatos devem:

Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; Ser afiliado a uma instituição de ensino superior como docente e/ou como pesquisador em instituição de pesquisa, ou ser artista/intérprete, compositor, músico profissional, além  de artistas nas áreas de teatro, drama ou dança contemporânea; Ter fluência em inglês; Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo; e Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partid

Dentre os requisitos para realizar a candidatura estão os seguintes:

Caso o candidato seja acadêmico (professor/pesquisador), precisa necessariamente possuir doutorado e ter ao menos 5 anos de experiência profissional; Caso o candidato seja intérprete ou artista, deve possuir ao menos 5 anos de experiência profissional em atuação ou gravações já reconhecidas. a aos EUA.

Dentre os benefícios estão:

US$ 20.000 para cobrir as despesas de passagem aérea e manutenção nos EUA; Taxa do visto J-1; Moradia ou auxílio moradia, sujeito a taxas, para o bolsista na cidade de Bloomington, Indiana, compatível com o padrão oferecido a professores visitantes em Indiana; Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE Accident and Sickness Program for Exchanges); e Acesso às facilidades e serviços de Indiana, como escritório, espaço para ensaio, biblioteca e outras cortesias regularmente disponibilizadas para a comunidade acadêmica para assegurar o êxito das atividades de pesquisa e ensino.

Para saber mais: