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Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais

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Conversação com estudante radicado nos Estados Unidos na DSRI

Publicado em: Reitoria / 27 de Junho de 2018 às 10:59

Em 27 de junho de 2018, houve a realização de conversação Bruno César de Lima Weba , Liason of programs e estudante de Administração no Northern Virginia Community College, e José Orlando, assistente executivo na Liasion America e professor de inglês, sobre aspectos relacionados a cultura americana.

Houve a participação de servidores da Auditoria, Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, Gabinete, Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Inicialmente realizaram-se questionamentos específicos, depois comentou-se sobre o processo da vista aos do IFMT Campus São Vicente e Campus Várzea Grande e oferta de bolsa para estudantes destes campi e sobre experiências pessoais de mudança do Brasil para os Estados Unidos e comentários sobre o processo de adaptação a um novo ambiente.

Comentou-se sobre diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos. A educação brasileira direcionada ao mercado de trabalho, nos EUA também mas há um direcionamento a questão social como se houvesse uma outra noção a respeito de cidadania e de sociedade.

O que foi exemplificado através da atuação de Bruno em projeto estudantil através de um espaço de desenvolvimento de líderes com a execução do “Projeto Cinderela”, que consistia em arrecadar vestidos, ternos, sapatos e acessórios para que estudantes pudessem utilizar e participar de bailes realizados pela instituição de ensino. Uma ação direcionada a comunidade estudantil.

Abordou-se sobre a existência de diferentes tipos de bolsas de estudo, tais como bolsas que são oferecidas ou que são concorridas. Durante o processo de seleção de alunos considera-se diversos aspectos, tais como mérito, renda, talento, boa vontade, desempenho esportivo, aptidão musical, além de notas. Nesse processo a uma valorização da exposição e utilização do network, principalmente devido a bolsas que são oferecidas, na cultura americana.

Houve questionamentos sobre o processo de escolha de profissão. Segundo Bruno, a realização de aulas práticas e experimentais em escolas de ensino médio auxiliam o estudante a perceber a realidade das profissões. Há a realização de teste vocacional ou processo de aconselhamento com estudantes. Além disso, a escolha do curso ainda pode ser realizada até dois anos depois do início dos estudos porque há matérias comuns para vários cursos e também a uma exposição maior para diferentes áreas de estudo.

Verificou-se sobre a aprendizagem de inglês junto aos servidores através da participação em cursos de idiomas ou que realizam o estudo por conta própria. Após, realizou-se a reflexão sobre a importância do inglês como forma de comunicação e ferramenta profissional, processos de inserção da aprendizagem do inglês e realização de testes de proficiência. Observou-se que a realização de um intercâmbio pode proporcionar atividades educacionais e de desenvolvimento pessoal.

 

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