Doutorado Pleno nos EUA, CAPES e Comissão Fulbright

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2020 às 10:22

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais, e a Comissão Fulbright (Fulbright) tornam público o edital de seleção de candidaturas para o Programa Capes-Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos da América. O Programa está oferecendo vinte bolsas. As inscrições estarão abertas até a data de 31 de março de 2020. O programa contemplará as seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Dentre os requisitos para participação do programa estão: Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana; Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos; Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento; Ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa; Possuir certificado com nota do teste de proficiência em língua inglesa válido, realizado após 1 de agosto de 2019 (ver pontuação mínima no edital); e não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital.

Dentre os benefícios do programa estão: Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã Estipêndio mensal variável, conforme o campus; Adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente, exclusivamente ao cônjuge ou ao filho ou à filha; Seguro saúde para o bolsista e um dependente; Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica e para um dependente, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos; Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

Para saber mais: