Doutorado Pleno nos EUA em 2020

Publicado por: Reitoria / 21 de Fevereiro de 2020 às 10:02

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. A Comissão Fulbright e a CAPES estabeleceram parceria para possibilitar bolsa de estudos para Doutorado Pleno nos Estados Unidos. As atividades acontecerão nas nas principais universidades de pesquisa dos Estados Unidos. As inscrições poderão ser realizadas até a data de 11 de março de 2020.

Dentre os requisitos estão: Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana; Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos; Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento; Ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa; Possuir certificado com nota do teste de proficiência em língua inglesa válido, realizado após 1 de agosto de 2019 (ver pontuação mínima no edital); e não acumular bolsa ou benePcio financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital.

Dentre os benefícios estão: Nos três primeiros anos do doutorado pleno nos EUA, o bolsista receberá os seguintes benefícios: Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã; Estipêndio mensal variável, conforme o campus; Adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente, exclusivamente ao cônjuge ou ao filho ou à filha; Seguro saúde para o bolsista e um dependente (ver edital); Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica e para um dependente, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos; Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.

Para mais informações: