DSRI participa de seminário que debateu o futuro do Pantanal na ALMT

Publicado por: Reitoria / 11 de Maio de 2017 às 12:02

A Diretora Sistêmica de Relações Internacionais, Sonia Regina Guimarães Fonseca, representou o reitor do IFMT no dia 10 de maio, no Seminário Internacional “Três Biomas: Pantanal, Everglades e Okavango – desafios e oportunidades”, no auditório da assembleia legislativa. No evento, a diretora da DSRI, Sonia Guimarães conversou com  Roberto Klabin, presidente do Instituto SOS Pantanal e Christofer Roche, Diretor de Marketing da Wilderness Safaris - Okavango que demonstraram interesse em futuras parcerias com o IFMT nas áreas de meio ambiente e turismo.

No seminário foram debatidos os erros e acertos de regiões semelhantes ao Pantanal, como Everglades, nos EUA e Okavango, em Botsawana na África. No evento foi apresentado que o bioma em Everglades foi devastado para produção agrícola, com drenagem nos rios, entre outros, o que ocasionou redução da água na região da Flórida, entrada de água do mar nos reservatórios, perda da fauna e flora local. O governo americano montou um plano de conservação que custou U$ 2,6 bilhões em 2012 (1º fase) e U$ 900 milhões em 2025 (2º Fase).

Já no bioma em Okavango, em Botsawana na Africa ele passou mudanças nas leis governamentais que permitiram a manutenção do ecossistema e das atividades econômicas das populações locais, com destaque para o ecoturismo que contribui para a preservação da biodiversidade. O turismo é a segunda atividade econômica no País.

O diretor de marketing do Wilderness Safari – Okavango, em Botswana, Christopher Roche, falou na palestra que o Pantanal brasileiro tem muito potencial turístico e que precisa ser mais valorizado. “Ao visitar o Pantanal, ele traz a sensação de estar conectado com a natureza e isso é muito importante. As vezes é necessário vir alguém de fora e dizer que vocês tem algo muito importante que precisa ser mais bem explorado, como o ecoturismo”, destacou Christopher Roche.