DSRI: Programa Oportunidades Acadêmicas oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas para estudantes de baixa renda

Publicado por: Reitoria / 11 de Novembro de 2020 às 07:34

Estudantes do Ensino Médio Técnico do IFMT que buscam uma graduação nos Estados Unidos já podem ser contemplados por meio do Programa "Oportunidades Acadêmicas" do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Oferecido há mais de 10 anos anos pelo EducationUSA, órgão oficial do governo americano para estudos nos Estados Unidos, o "Oportunidades Acadêmicas" apoia estudantes qualificados, mas sem condições financeiras para ingresso em universidades americanas. O lançamento oficial do programa ocorrerá em 16 de novembro, às 16:30 (Horário de Brasília), no Facebook EducationUSA Brasil.

O diretor da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais, João Felipe Assis Freitas explica que por meio do escritório EducationUSA no IFMT, os advisers auxiliarão os estudantes a conhecer as principais características do Programa "Oportunidades Acadêmicas", bem como no preenchimento da inscrição online.

“A DSRI também realizará lives no Instagram (dsriifmt) como um meio de acesso mais rápido às dúvidas dos seguidores. Nossa ideia é que os estudantes dos cursos de ensino médio técnico do IFMT possam conhecer essa incrível oportunidade de mentoria gratuita para ingresso em uma graduação nos EUA”, conta.

O primeiro passo para a candidatura, feita no site, é preencher um formulário online em inglês, que inclui redações em inglês, e enviar documentos acadêmicos (ex: histórico e boletins) e financeiros que atestem a realidade financeira da família. Para realizar uma boa candidatura, é importante ter domínio intermediário da língua inglesa e um ótimo mérito acadêmico. Atividades extracurriculares significativas aumentam as chances no programa. Ao ser admitido no programa, o estudante terá a mentoria de um orientador EducationUSA, material de estudo para testes e isenção das seguintes taxas: envio de documentos de aplicação, tradução de documentos acadêmicos, provas SAT/ACT, Subject Test, TOEFL/IELTS, além de visto, transporte (passagem aérea) e acomodação para realização das provas.

Durante a candidatura para programas de graduação e pós-graduação (Graduate Programs), o objetivo é fazer com que os estudantes consigam admissões com bolsas de estudos integrais em universidades nos Estados Unidos. Desde a sua criação, em 2006, o programa já auxiliou mais de 300 alunos e é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).

“Nosso maior objetivo é que os alunos, contemplados pelo programa, consigam uma bolsa integral em uma das 360 universidades americanas que oferecem este tipo de bolsa. Além disso, eles passam por um processo de empoderamento ao longo das 2.500 horas de mentoria que acontecem ao longo do ano e isso é fundamental para o êxito no processo. Quem não for contemplado por uma bolsa, também tem a opção de seguir no programa de treinamento”, comenta Rita Moriconi, Coordenadora Regional do EducationUSA no Cone Sul.

O EducationUSA é uma rede global com mais de 400 centros de orientação, afiliados à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem 40 centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior dos EUA. Em Mato Grosso, o escritório está localizado no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e os advisers responsáveis são João Felipe Freitas e Weslley Siqueira. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: educationsua@ifmt.edu.br

Acompanhe a agenda de eventos:

O quê? Quando? Onde? Quem?
Lançamento Oficial do Programa Oportunidades Acadêmicas 16/11/2020 às 16h30 (horário de Brasília) Facebook EducationUSA Brasil Facebook EducationUSA Brasil
Bate-papo com Luka, aluno do campus Cuiabá e participante do Programa Oportunidades Acadêmicas (Edição 2020) 18/11/2020 às 20 horas (horário de Brasília) Instagram DSRI/IFMT Alunos do Ensino Médio Técnico do IFMT
Tira-dúvidas sobre as inscrições do Programa Oportunidades Acadêmicas 07/12/2020 às 10h30 (horário de Brasília) Instagram DSRI/IFMT Alunos do Ensino Médio Técnico do IFMT