DSRI realizou reunião de planejamento para 2016

Publicado por: Reitoria / 4 de Dezembro de 2015 às 15:58

A Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) realizou nos dias 01 e 02 de dezembro, no auditório da reitoria, uma reunião de planejamento para o ano de 2016 com os representantes dos campi. A diretora, Sonia Regina Guimarães, contou que a reunião teve o objetivo de analisar com os representantes dos campi as necessidades locais, no que se refere a área internacional, identificar os programas existentes e planejar ações que irão ocorrer em todos os campi do IFMT.

Sonia destacou que na reunião a equipe saiu com datas definidas para os eventos, procedimentos e estratégias. Além disso, os representantes receberam um treinamento de liderança e planejamento estratégico com ferramentas de coaching.

A reunião contou com a presença da professora da Rede de Educação Profissional e Tecnológica e Assessora do Núcleo Estruturante de Inovação, ligado à Diretoria de Desenvolvimento de Rede e Desenvolvimento de Pessoal da SETEC/MEC, Norivan Dutra, que apresentou aos presentes o  Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor) com as ações de capacitação aos docentes e técnico-administrativos, no qual possui algumas ações internacionais.

Norivan Dutra destacou que foi lançada a chamada pública SETEC-CAPES/NOVA de Capacitação para Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica visando propiciar o treinamento intensivo de inglês nas instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College - Nova, nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais voltadas para professores em efetivo exercício na Rede Federal, constituída pelas seguintes instituições: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), Escolas Técnicas vinculadas a Universidades Federais e Colégio Pedro II.

Ela pontuou também o processo de efetivação dos testes de Toefl e Toic, para alunos do ensino superior e médio na Rede de Educação Profissional e Tecnológica. “Essas provas visam fortalecer o programa Idioma sem Fronteiras, pois muitas instituições de ensino internacional exigem o teste. O governo tem a consciência da necessidade de aumentar o nível de inglês dos seus alunos e servidores para poder participarem de atividades de intercâmbio”, diz Dutra.

Norivan Dutra finalizou informando que para os servidores que fizeram o Toefl que existe o curso online ofertado pela Capes/Mec, My English Online que oferta um certificado valido pelo MEC. Para 2016, ela informou que existe uma proposta parao lançamento da chamada para implantação dos Núcleos de Línguas para os Institutos Federais com aulas presenciais de inglês que atualmente somente é ofertados apenas pelas universidades federais.