início do conteúdo

Edital abre dez vagas para intercâmbio no Japão

Publicado por: Reitoria / 16 de Agosto de 2019 às 09:40

 

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. O Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês) levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão. As regras para participar constam no Edital Conif/AI nº 1/2019 lançado nesta quinta-feira, 15/8, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil. Eles terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

Somente candidatos regularmente matriculados em instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) poderão concorrer às vagas. É necessário no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (média global), possuir certificação de proficiência em inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

Inscrição – O processo de escolha do candidato será de responsabilidade de cada instituição da Rede Federal, que poderá fazer uma indicação, a ser submetida ao Conif até 4 de setembro.

Classificação – Os critérios classificatórios incluem a participação em projetos de pesquisa aplicada, em projetos de extensão tecnológica e em eventos técnico-científicos (nacionais, internacionais, regionais e locais), além da proficiência em língua inglesa.

Cronograma

Lançamento do edital – 15 de agosto de 2019

Prazo para envio das candidaturas ao Conif – 4 de setembro de 2019

Período de seleção – de 5 a 12 de setembro de 2019

Entrevistas em inglês – de 9 a 11 de setembro de 2019

Resultado preliminar – até 13 de setembro de 2019

Prazo para recursos – 48 horas a partir da publicação do resultado preliminar

Resultado final – até 16 de setembro de 2019

Prazo para envio do passaporte ou comprovante de solicitação do passaporte – até 22 de setembro de 2019

Data provável da viagem ao Japão – 23 de novembro de 2019

Data de início do Sakura SHSP – 24 de novembro de 2019

Data de encerramento do Sakura SHSP – 29 de novembro de 2019

Data provável de retorno ao Brasil – 30 de novembro de 2019

Mais informações: internacional@conif.org.br

Acesse o Edital Conif/AI nº 1/2019 – SAKURA SHSP

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202
 

Acesso ao edital: https://portal.conif.org.br/images/EDITAL_CONIF-AI_01-2019_SAKURA.pdf

 

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT