Estudante do IFMT consegue bolsa de estudo no Canadá

Publicado por: Reitoria / 11 de Fevereiro de 2020 às 09:08

Em setembro de 2019, o estudante do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Luka Faccini, participou de uma seleção da mentoria on-line. Através disso, ele obteve bolsa de 100% na anuidade da Canada Star Secondary School (escola preparatória para universidades norte-americanas). Abaixo está o depoimento de Luka Faccini, no qual ele aborda suas experiências:

“Em setembro de 2019, participei do processo seletivo para o Prep Change, uma mentoria online para estudantes que desejam terminar o ensino médio no exterior. Como resultado, fui selecionado entre outros 110 jovens de diversos países, sendo os principais Brasil e Portugal.O programa conta com uma mentoria individual com foco no application (processo de candidatura) para as principais instituições de ensino do mundo todo.

Em janeiro de 2020, já sendo mentee (termo designado aos participantes da mentoria) do Prep Change, submeti minha candidatura para o Canada Star Golden Achievement Award, prêmio que garante bolsa de 100% na anuidade da Canada Star Secondary School, uma mas melhores escolas preparatórias para universidades norte-americanas, em Richmond, BC, Canadá.

O processo de candidatura para bolsas em escolas no exterior consiste, geralmente, do envio de cartas de recomendação de professores, histórico escolar, CV, e redações complementares. Entretanto, o maior critério para seleção é o engajamento e liderança em sua comunidade. Atividades extracurriculares são de extrema importância para a construção de um perfil de destaque.

Sem dúvida, ter cursado meus dois primeiros anos no IFMT contribuiu para a construção da minha jornada como estudante. Minha primeira atividade extracurricular foi o English Game Arena, um clube de inglês desenvolvido no Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. Consequentemente, tive como resultado uma bolsa de estudos para um programa de verão nos Estados Unidos, e agora, para terminar meus estudos no Canadá.

Apesar da bolsa recebida, outras despesas ainda devem ser custeadas por mim, como moradia, alimentação e transporte. Apesar de não ter condição financeira favorável para custear minha vida no Canadá, não desisti da oportunidade, e pretendo começar uma campanha de arrecadação de fundos.”

Arquivos relacionados