Estudantes da Rede Federal poderão participar de acampamento na Austrália

Publicado por: Reitoria / 29 de Junho de 2018 às 09:49

O Acampamento de Jovens Líderes 2018 poderá contar com até dois estudantes brasileiros. Os critérios de seleção desses representantes foram divulgados nesta quinta-feira, 28/6, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O acampamento será realizado na Austrália de 7 a 11 de outubro, fazendo parte da programação do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês).

Uma das vagas previstas para o Brasil será destinada a estudante do sexo feminino. Poderão concorrer às vagas somente estudantes dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. É necessário estar regularmente matriculado em Curso Superior de Tecnologia ou em curso técnico subsequente; ter entre 18 e 30 anos e, no mínimo, sete pontos de coeficiente de rendimento acadêmico.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, cada instituição da Rede Federal utilizará metodologias próprias para selecionar um representante. Na segunda, uma comissão ad hoc fará a seleção final, considerando o cumprimento dos critérios previstos no edital.

A WFCP concederá apoio financeiro para a cobertura de despesas com inscrição, alimentação, alojamento, bilhetes aéreos (Brasil-Melborne-Brasil), seguro viagem e emissão de passaporte e visto.

Acampamento – Ao total, 55 estudantes de diversos países associados à WFCP participarão. Além do intercâmbio cultural, as atividades incluirão treinamento de incentivo à liderança; palestras motivacionais sobre os princípios de liderança e os desafios enfrentados pelos jovens; e visitas a institutos de educação profissional. Os estudantes também irão elaborar uma declaração sobre suas expectativas para a educação profissional, a ser entregue na cerimônia de encerramento do Congresso da WFCP.

Lançamento da Chamada – 28 de junho de 2018

Prazo para a instituição enviar o formulário de inscrição – 3 de agosto de 2018

Prazo para a instituição enviar a documentação do estudante pré-selecionado – 9 de agosto

Entrevista em inglês – 6 a 10 de agosto de 2018

Divulgação do resultado final – 13 de agosto de 2018

Inscrição no processo seletivo internacional – 13 de agosto de 2018

Obtenção de passaporte e visto – agosto e setembro de 2018

Acampamento – 7 a 11 de outubro de 2018

Mais informações pelo e-mail internacional@conif.org.br.

Acesse a Chamada Pública CONIF/AI Nº 2/2018 (https://portal.conif.org.br/images/edital_acampamento_WFCP_2018.pdf)

Fonte: Assessoria de Comunicação - Conif