Estudantes do IFMT Várzea Grande participam da seleção para o Programa Jovens Embaixadores

Publicado por: Reitoria / 28 de Setembro de 2016 às 07:57

Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande tem 03 (três) estudantes participaram hoje (27/09) de uma das últimas etapas do Programa Jovens Embaixadores 2017, um intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.

Gabriel Lima, Luís Fellipe Xavier e Nicole Franz estão entre os selecionados do estado de Mato Grosso para tentar uma vaga como Jovem Embaixador. A 5ª fase contou, primeiramente, com uma entrevista em inglês. Logo após, os avaliadores visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão da competição nacional, onde irão concorrer a 50 vagas com estudantes do país inteiro.

Na última etapa, o Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reúne-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores. A lista dos selecionados será divulgada até dia 28 de outubro.

O Programa

O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa.

Tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Os 50 (cinquenta) selecionados viajam para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.