Estudos Brasileiros em UMASS Amherst

Publicado por: Reitoria / 27 de Agosto de 2019 às 09:13

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. Através da Comissão Fulbright Brasil, a Universidade de Massachusetts , que é localizada em Amherst, está oferecendo uma Cátedra em Estudos Brasileiros. Ela se destina a professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, linguística e/ou antropologia cultural, ideologia de linguagem, sociologia política, economia política, história, estudos culturais e/ou comunicação. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade no departamento correspondente. A bolsa tem duração de quatro meses e as inscrições estão abertas até a data de 31 de agosto de 2019.

Dentre os requisitos para perticipação estão: Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; Ter concluído doutorado até 31 de dezembro de 2011; Ter dez anos de experiência profissional na área de ciências humanas ou sociais com produção intelectual compatível; Ter fluência em inglês; Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo; e Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partida aos EUA.

Benefícios oferecidos estão: US$ 18.000 para cobrir as despesas de passagem aérea e manutenção nos EUA; Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE Accident and Sickness Program for Exchanges); Taxa do visto J-1; Moradia, sem custos para o bolsista, compatível com o padrão oferecido a professores visitantes na UMass-Amherst; e Acesso às instalações e serviços da UMass-Amherst, tais como: escritório compartilhado, internet, bibliotecas e demais meios necessários à efetiva consecução das atividades de ensino e /ou pesquisas.

Para mais informações e visualização do edital: