FLTA, bolsa para ensinar português nos EUA

Publicado por: Reitoria / 9 de Maio de 2019 às 10:05

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. A Comissão Fulbright está realizando o programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright. A Comissão, por meio do programa, oferecerá  até 20 bolsas que possuem a duração de nove meses para que brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. As inscrições estarão abertas até dia 28 de julho de 2019.

Os selecionados serão designados para diferentes universidades norte-americanas. Dentre as atividades a serem desenvolvidas estará auxiliar no ensino de língua portuguesa,  frequentar cursos sobre a cultura e história dos EUA, bem como participar de outras disciplinas de seu interesse.

Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2014;

Ter proficiência em inglês, com certificado com data posterior a 1 de julho de 2018 (TOEFL-ITP com nota mínima de 550 pontos; TOEFL-iBT de 79 pontos; ou, IELTS de 6.0);

Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;

Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro da Comissão Fulbright ou outras agências ou entidades brasileiras para programa similar.

BENEFÍCIOS

Os benefícios irão variar de acordo com a universidade na qual o bolsista será alocado, podendo, por exemplo, incluir itens como:

Estipêndio mensal

Passagem aérea internacional

Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exchanges)

Seminário de Orientação Pré-Partida em São Paulo

Seminário de Orientação na chegada aos Estados Unidos

Seminário de Acompanhamento em Dezembro de 2020

Taxa de visto J-1.

Para mais informações e acesso ao edital: