IFMT divulga chamada de pré-seleção para candidatos às bolsas de estudos no Canadá

Publicado por: Reitoria / 30 de Maio de 2016 às 07:51

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou nesta terça-feira (24) a chamada específica para pré-seleção de estudantes da instituição, visando participação na chamada pública do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, que abre oportunidade de 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017. Ao total, serão ofertadas 10 bolsas exclusivas para estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal.

Conforme a chamada, o IFMT, assim como cada instituição da rede federal, deverá indicar 2 (dois) estudantes de cursos superiores de tecnologia. Após as indicações dos institutos federais, o CONIF e o CICAN realizarão a seleção final, chegando aos 10 (dez) estudantes que receberão as bolsas de estudos.

As inscrições devem ser feitas de 25 de maio a 1 de junho de 2016, por meio do representante de relações internacionais dos campi. Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição (anexa) e também entregar a documentação elencada. A seleção será feita por uma comissão institucional, baseada nos critérios também elencados na chamada.

São pré-requisitos para concorrer à uma das duas indicações pelo IFMT, dentre outros: ser aluno regularmente matriculado em curso superior de tecnologia; ter concluído dois semestres letivos; ainda ter um semestre letivo para completar após o retorno do Canadá; coeficiente de rendimento estudantil igual ou superior à 70%; nota TOEFL mínima de 537 pontos ou IELTS 6,0.

Os estudantes selecionados farão jus ao seguintes benefícios: passagem aérea Brasil x Canadá x Brasil; subsídio para cobrir material de estudo; auxílio financeiro para instalação no Canadá; seguro médico internacional; bolsa de manutenção pessoal durante período de permanência no Canadá; taxas escolares; despesas com testes de idiomas.

O resultado desta pré-seleção será divulgada até a data de 17 de junho de 2016. Já o resultado final, com a seleção dos 10 estudantes selecionados pelo CICAN para irem ao Canadá, será divulgada no dia 30 de junho.

Anexo a chamada específica da pré-seleção do IFMT.