IFMT realizou aula inaugural do curso de língua portuguesa para estrangeiros

Publicado por: Reitoria / 11 de Maio de 2016 às 17:02

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou na noite da última quinta-feira (05) a aula inaugural do Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, direcionado para falantes da Língua Francesa e falantes da Língua Inglesa. O evento foi realizado no auditório do Campus Cuiabá - Bela Vista e teve a presença do diretor de planejamento executivo e reitor substituto do IFMT, Willian de Paula, além de gestores e professores da instituição.

A coordenadora do curso, professora Cleide Ester Oliveira, do Campus Cuiabá - Bela Vista, relatou sua emoção com o início das atividades letivas do curso. "Foi ainda mais emocionante de que eu esperava, pois percebi em todos os presentes a receptividade que o curso recebeu em nossa comunidade escolar e os agradecimentos em forma de depoimentos da parte dos nossos novos alunos", afirmou.

Ingressaram no curso 91 estudantes vindos de países como o Haiti, a Venezuela e o Egito. "Este curso terá um ano e meio de duração, com aulas nas terças e quintas no período noturno e sábados no período matutino", explicou a professora Cleide Ester, que conta com o apoio de seu Campus e da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT (DSRI).

Para o reitor substituto, Willian de Paula, a capacitação em língua portuguesa abrirá portas e novas oportunidades para os alunos no mercado de trabalho. "Habilitar-se em nosso idioma possibilitará que estes estudantes estejam melhor inseridos no mercado de trabalho e possam buscar novas formações em nossa instituição, como cursos técnicos e superiores", afirmou o reitor substituto. "São pessoas que deixaram seus países e possuíam profissões mas não são reconhecidas em nosso País, por isso, outra oportunidade que se abre é de discutirmos as questões de reconhecimento de saberes", explicou Willian.

Estiveram presentes ao evento, além do reitor substituto, o pró-retor de extensão, Levi Pires de Andrade; o pró-reitor de pesquisa e inovação, Wander Miguel de Barros; a diretora de relações internacionais, Sônia Regina Guimarães; a diretora-geral do Campus, Suzana Silva; e o chede do departamento de ensino, Deiver Teixeira.