IFMT TV: O reitor do IFMT recebe representantes de 14 universidades americanas

Publicado por: Reitoria / 9 de Abril de 2018 às 15:06

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula recebeu nesta segunda-feira (09/04), no auditório da reitoria, representantes de 14 universidades americanas que participam da Feira EducationUSA, que visa estimular o intercâmbio de estudantes brasileiros aos Estados Unidos da América. A reunião foi transmitida ao vivo pelo IFMT TV através do link - https://www.youtube.com/watch?v=zOl5emiyC1g

Participaram dessa reunião a assessora de assuntos internacionais do Governo do Estado de Mato Grosso, Rita Chileto; da representante da Universidade do Estado de Mato Grosso, Jaqueline Albino e da assessora de assuntos internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, Joira Martins.

Na avaliação do reitor do IFMT, a reunião com os representantes das universidades americanas foi muito importante porque fortalece os laços com as instituições internacionais, mas principalmente os laços que estão desenvolvendo junto ao governo do estado, a UFMT e a Unemat, para trabalharem em ações de internacionalização.

“Vislumbramos a possiblidade das universidades americanas realizarem parcerias conosco (IFMT, UFMT e Unemat) principalmente na formação de professores de Língua Inglesa, na questão de pesquisa, de intercâmbio de alunos e servidores. Eu acredito que teremos frutos dessa conversa de hoje porque cada universidade foi vendo a possiblidade de fazer essas parcerias fortalecerem”, destacou o reitor.

A Feira EducationUSA ocorrerá hoje (09) a partir das 18 horas, no Hotel Gran Odara. A entrada é gratuita. A iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América e do escritório Education USA conta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Diretoria de Relações Internacionais.

Reunião dos embaixadores de Relações Internacionais do IFMT

A Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT realizou ainda nessa segunda-feira (09/04), das 8 às 10 horas, uma reunião semestral com os embaixadores que teve como objetivo passar as ações da diretoria para este primeiro semestre.

A assessora executiva da DSRI, Jéssica Monge falou que no primeiro dia da reunião foram tratados questões técnicas como aplicações de prova de proficiência e as dificuldades encontradas nos campi. No período da noite os embaixadores foram convidados para participarem da Feira EducacionUSA.

No dia seguinte, a reunião tratará dos seguintes projetos: English Camp, a missão nos Estados Unidos, Nucli e Idiomas sem Fronteiras.

O reitor participou da reunião semestral dos embaixadores, no qual iniciou sua fala agradecendo o trabalho que eles veem desenvolvendo nos campi como forma de agregar os alunos e mostrar as possibilidades que se tem quando se estuda outra língua.

Willian de Paula falou dos desafios dos embaixadores e dos professores de Língua Estrangeira que precisam ser vencidos. “Alguns desafios que temos são: estruturar um projeto junto a nossa fundação de apoio (Uniselva) para aprimorar e alavancar o ensino nos centros de idiomas nos campi com cursos de extensão em língua estrangeira e o projeto English Campi para imersão na língua estrangeira para estudantes dos campi”.