Informativo DSRI Nº 001/2019 referente a intercâmbio no Japão

Publicado por: Reitoria / 20 de Agosto de 2019 às 14:20

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais, realizará a pré-seleção de um estudante para concorrer à Chamada Pública CONIF/AI nº 001/2019 de 15 de agosto de 2019. Através da referida chamada serão selecionados dez estudantes de todo o Brasil para participar do Sakura Science High School Exchange Program.

Os candidatos elegíveis devem ser brasileiros, com idade mínima de 16 anos no momento da inscrição, com rendimento mínimo de 80% na média global, ter proficiência em inglês ou enviar declaração que comprove que o candidato possui  nível B1 e não ter participado de intercâmbio no Japão anteriormente. O candidato deverá cursar, no IFMT, algum dos cursos abaixo:

1.      Técnico em agrimensura (eixo infraestrutura);

2.      Técnico em automação industrial (eixo controle e processos industriais);

3.      Técnico em biotecnologia (eixo produção industrial);

4.      Técnico em desenho e construção civil (eixo infraestrutura);

5.      Técnico em edificaçõees (eixo infraestrutura);

6.      Técnico em eletromecânica (eixo controle e processos industriais);

7.      Técnico em eletrônica (eixo controle e processos industriais);

8.      Técnico em eletrotécnica (eixo controle e processos industriais);

9.      Técnico em informática (eixo informação e comunicação);

10.  Técnico em manutenção e suporte de informática (eixo informação e comunicação);

11.  Técnico em Química (produção insdustrial);

12.  Técnico em Telecomunicações (eixo informação e comunicação).

As inscrições para a pré-seleção do IFMT poderá ser realizada pelo estudante até a data de 27 de agosto de 2019, até as 23h59, encaminhando os anexos e documentos solicitados para o seguinte e-mail: relacoes.internacionais@ifmt.edu.br. Na data de 02 de setembro de 2019 será divulgado o candidato selecionado pelo IFMT. De 09 a 11 de setembro de 2019 os avaliadores ad hoc designados pela SETEC e pelo CONIF realizarão entrevistas em inglês com os candidatos. O resultado final da seleção nacional será divulgado na data de 16 de setembro de 2019, no site do CONIF.

O objetivo do programa é promover intercâmbio de curta duração para estudantes brasileiros, na área de tecnologia e ciência avançada. Dentre as atividades serão realizadas visitas a centro de pesquisa, embaixada e universidades, bem como haverá aulas com ganhadores de prêmio Nobel. Dente os benefícios incluídos pelo programa estão: bilhetes aéreos nacionais e internacionais; acomodação, alimentação e transporte no Japão durante o intercâmbio; seguro viagem; visto japonês.

Para dúvidas e/ou esclarecimentos:

E-mail: relacoes.internacionais@ifmt.edu.br

Telefones: (65)3616-4185 ou (65)3616-4131