Intercâmbio: Acadêmicos em agronomia de Confresa irão para os Estados Unidos

Publicado por: Reitoria / 22 de Maio de 2020 às 11:13

Os acadêmicos do 7 período do curso de agronomia, Mayara Tenório, Samandha Godoi Santiago, Cassio Rodrigues realizarão o intercambio durante 3 semanas na cidade de Albany no estado de Nova York. Estágios internacionais tem se tornado algo comum entre as universidades e cursos brasileiros, que buscam aprimorar e acrescentar conteúdos, culturas e tradições adotadas por países que são reflexo de destaque mundial.

Dentro deste contexto, o Instituto Federal de Mato Grosso –Campus Confresa anunciou neste ano de 2020 a participação de três alunos do curso de agronomia em um intercambio para os Estados Unidos. Os acadêmicos do 7 período do curso de agronomia, Mayara Tenório, Samandha Godoi Santiago, Cassio Rodrigues realizarão o intercambio durante 3 semanas na cidade de Albany no estado de Nova York.

Em conversa com uma das classificadas pelo edital, ela nos contou detalhadamente todo o processo para que conseguisse aderir a vaga que é um sonho para muitos alunos. A jovem Mayara Tenório contou para nós que a oportunidade do intercambio surgiu mediante um edital do IFMT (Edital de bolsas parciais 2019 - New York) que interligou os alunos ao site do programa de intercâmbio.

Como funcionou o processo seletivo

Através da inscrição ao programa, foram solicitados todos os dados pessoais para cadastro dos participantes, histórico escolar e o principal documento destacou Mayara, foi uma carta de apresentação, onde deveria ser descrevido todas as intenções do participante quanto ao programa de intercâmbio, desta sua identificação até o planejamento durante e pós intercambio, quais os plano e objetivos a serem traçados.

Quais as expectativas para o programa

Mayara afirmou que todos os selecionados para a bolsa de intercambio, estão muito ansiosos com a chegada da data para viagem, imaginando como será o contato com um público totalmente diferente, outra língua, outra cultura, que aliás é totalmente diferente da cultura brasileira.

Intercâmbio X Covid-19

Mediante o alastramento da pandemia da covid-19, infelizmente os planos dos jovens tiveram que ser adiados. Mayara contou a nossa equipe que a Instituição fornecedora do programa, permitiu que os alunos pudessem escolher a data pela gostariam de estar indo realizar o processo.

A viagem que estava programada para o mês de julho deste ano, foi transferida para janeiro de 2021, assunto este que foi discutido entre os alunos do campus e chegaram a um consenso ideal para ambos e seus familiares. Outro fator que está sendo impactado pelo coronavirus é o processo de regularização para viagem ao exterior, os passaportes já foram retirados, porém o visto ainda não foi concedido, uma vez, que todos os processos estão paralisados, sem previsão para retorno, disse Mayara.

Qual a importância deste processo em nível profissional

Por fim, após um bate papo descontraído, questionamos Mayara quanto a importância deste programa em nível profissional, quais os valores que serão agregados a sua carreira mediante este intercambio nos Estados Unidos.

“Enquanto uma profissional ainda em processo de formação, esse intercâmbio com certeza vai agregar muito ao meu currículo, principalmente pela língua inglesa, que é considerada a língua universal. Então eu poderei aprofundar meu conhecimento ao inglês, tendo também o contado direto com o público agro, visto que nosso curso é “english for business” que é o voltado para a área de negócios.

Fonte:

Reporter Agro por Tiago Seiffert