IX Seminário Internacional: República, racismo y pandemia: 200 años de resistencia afrodescendiente

Publicado por: Reitoria / 24 de Junho de 2021 às 14:18

O “IX Seminário Internacional: República, racismo y pandemia: 200 años de resistencia afrodescendente” acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2021, de maneira virtual. É um evento importante para acadêmicos, formuladores de políticas públicas e artistas da América, África e Europa, que poderão se encontrar de forma virtual e aberta por meio do seminário internacional. O evento foi organizado pelo Centro de Desenvolvimento Étnico (Cedet) em colaboração com o CCE Lima e a Universidade Andina Simón Bolívar do Equador.

Além disso, tal evento está no contexto do Bicentenário da Independência que o Peru (celebra-se neste ano), bem como será um espaço para debates sobre racismo estrutural,  poder e privilégios econômicos e políticos da sociedade, impacto que a crise pandêmica teve em populações tradicionalmente marginalizadas, agravamento de desigualdades socioeconômicas produzidas pelo neoliberalismo e o patriarcado. As sessões também buscam tornar visíveis e articular as expressões de resistência e resiliência geradas pelos afrodescendentes nas Américas.

Para saber mais: