Lançamento do Programa Células Empreendedoras no IFMT

Publicado por: Reitoria / 22 de Junho de 2016 às 09:55

No dia 21 de junho de 2016 foi realizado o lançamento do Programa Células Empreendedoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Para realizar a abertura do evento estavam presentes o Secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Elias Andrade, o idealizador da metodologia Células Empreendedoras e professor doutor Genésio Gomes, o Reitor Substituto do IFMT Wilian Silva de Paula, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação Wender Miguel de Barros, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica Alencar Garcia Bacarji.

O Programa Células Empreendedoras já está implementado em outros estados. Junto a instituições de ensino de nível superior de Mato Grosso será possível obter capital humano, projetos e ideias nesse pacto tecnológico, segundo o criador do projeto, o professor Genésio Gomes.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, uma linha de trabalho do IFMT é desenvolver a questão empreendedora na matriz curricular dos cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas porque a instituição de ensino busca educar para a vida.

Durante a realização da palestra “A Nova Era do Empreendedorismo”, Gome s contou de sua experiência a respeito de aproveitar ideias de alunos mobilizadores presentes na faculdade. Desse modo ele propôs uma metodologia em que possibilitava que um líder de célula fosse responsável por uma atividade em uma sala da instituição de ensino e geralmente o projeto atendia algo que o mercado precisava, mas que a grade curricular não atendia. Além disso, o desenvolvimento desses projetos e ideias possibilitaria a formação de parcerias.

A participação dos acadêmicos em programas de intercâmbio possibilita acesso a novos conhecimentos e desenvolvimento de novas ideias. Gomes mostrou o exemplo de Caio Guimarães, que por meio da participação do Programa Ciência sem Fronteiras conseguiu desenvolver um produto contra infecção de diabetes e que poderia ser utilizado, por parceria, no Brasil e implementá-la no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Células Empreendedoras em Mato Grosso pretende transformar a realidade criando um ecossistema de empreendedorismo em três instituições públicas de ensino superior do Estado de Mato Grosso. Considerando que os princípios norteadores do programa são: Ação Dialógica; Sentido do Ser; Coletividade; Espírito Empreendedor; Ecologização do Saber; Social.