Medicina: Formandos do IFMT Cáceres recebem bolsas de estudo de programa do consulado da Bolívia

Publicado por: Reitoria / 21 de Janeiro de 2019 às 13:07

O sonho de cursar medicina se aproxima da realidade dos jovens estudantes Abdenego Saldanha Domingos, Ranikelly Vivian dos Santos, Natália Martins de Morais e Leonildo Rodrigues Verdecio, alunos formandos 2018 de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo que receberam na quinta-feira (18) bolsas de estudos do programa de bolsas do Consulado da Bolívia em Cáceres oferecido em parceira com a Universidade de Aquino Bolívia (Udabol).

Na cerimônia de entrega das bolsas, presidida pelo Cônsul Emílio Tamayo Oblitas, os jovens celebraram a oportunidade, juntamente com familiares e outros estudantes do município e da região, selecionados pelo programa.

"Será um desafio bem grande. Não é somente por mim, pela minha família, mas é em prol da vida, em prol da sociedade", afirma Leonildo que acompanhado do pai, o motorista Inácio Verdécio, recebeu o certificado da bolsa e comemorou a oportunidade de ingressar em um curso de medicina.

Durante a cerimônia, o pró- reitor de extensão do IFMT, professor Marcus Taques comunicou o propósito da instituição de estreitar os laços com os países da América Latina e de, modo particular,  com os países vizinhos, a exemplo da Bolívia.  Ele destacou a parceria com o consulado da Bolívia no Brasil que se aprofundou a partir da oferta pelo IFMT Campus Cáceres, em 2017,  de curso de Formação Inicial e Continuada na área de bovinocultura para estudantes de San Matias. Outro fruto dessa parceria foi o início da oferta de bolsas da Udabol para alunos de Cáceres, que já possibilitou ao egresso do campus, João Marcos Fornazari Ferri, ter concluído o primeiro ano do curso de medicina na Bolívia.

De acordo com o embaixador de relações internacionais do IFMT Campus Cáceres, professor Marcos Pereira, a expectativa é que ainda esse ano outras ações sejam desenvolvidas em parceria entre o campus e o consulado, como a oferta de curso de Formação inicial e Continuada em Informática e Agropecuária para estudantes bolivianos do Instituto Tecnológico Professor Roberto Pillai Herrera.

Entre as autoridades, participaram do ato de entrega de bolsas, a vice-diretora da Udabol, Cláudia Camacho, o reitor da Universidade de Estado de Mato Grosso, Unemat, Rodrigo Zanin, o Secretário do Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, e representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, procurador Bruno França e o vereador Rubens Macedo.