Nova data: “Una aproximación a la comunicación no verbal en el aula de ELE”

Publicado por: Reitoria / 21 de Julho de 2021 às 14:19

O Workshop denominado “Una aproximación a la comunicación no verbal en el aula de ELE” direcionado para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira. será realizado na data de 28 de agosto de 2021.

Você sabia que nos comunicamos mais com o que não dizemos do que com o que dizemos? Você já, principalmente no início do aprendizado de uma língua estrangeira, teve que usar as mãos para "falar" para ser compreendido? Se você respondeu afirmativamente, você realmente não está errado. Alguns autores como Mehrabian (1971) atribuem 90% de peso à comunicação não verbal (55% aos gestos e 38% à paralinguagem, apenas 7% seriam expressos por palavras), outros como Birdwhistell reduzem o percentual para 65%. Em qualquer caso, é nosso objetivo oferecer-lhe a relevância que é óbvia que possui, como os números anteriores o justificam, e que não deve ser esquecida.

Assim, neste workshop para professores ELE e qualquer pessoa interessada no assunto ou língua espanhola (lembrando que língua e cultura são indissociáveis) serão abordadas algumas das diferenças e semelhanças mais significativas da linguagem não verbal entre nossos países Brasil e Espanha., típico de qualquer comunicação intercultural interpessoal. Gestos, questões de tempo e espaço, entre outros, tendem a causar mal-entendidos entre falantes de línguas "diferentes", uma vez que estas são codificadas de acordo com as convenções de cada realidade cultural. Isso implica necessariamente saber decodificá-los corretamente para poder emitir e entender mensagens de forma eficaz. Portanto, o professor ELE deve assumir o mal-entendido (informação que não é entendida ou presumida) como um elemento que irá ocorrer e buscar desenvolver uma competência intercultural efetiva, onde é necessário aprender a metacomunicar nele e em seus alunos de espanhol como uma língua estrangeira.

LINK de inscrição: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/69/UACVAE/