início do conteúdo

A ex-aluna da NC do Brasil credita a experiência positiva a professores e funcionários atenciosos

Publicado por: Reitoria / 9 de Setembro de 2020 às 13:03

A ex-aluna de engenharia de construção do Niagara College, Ingrid Vitalino, foi uma das 10 alunas que estudaram no Canadá por meio do Programa de Bolsas de Estudo Canadá & Brasil 2019 .

“É gratificante ter a oportunidade de morar em outro país com uma cultura totalmente diferente da minha, ampliando meus horizontes”, disse Vitalino, acrescentando que se sente vitoriosa por receber esta homenagem e seu árduo trabalho valeu a pena. “Acredito que minhas experiências com essa bolsa vão me ajudar ao longo da minha carreira, pois está me tornando mais qualificada na área de construção. As experiências internacionais contam muito no currículo; como o meu sonho é viajar pelo mundo para adquirir mais conhecimentos e aplicar técnicas de construção no meu país, esta bolsa foi o primeiro passo, a primeira viagem internacional de muitas que ainda estão por vir. ”

O programa de Bolsas Canadá & Brasil oferece aos alunos brasileiros da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia, que desejam melhorar seu inglês ou francês, a chance de se matricular em faculdades e institutos em todo o Canadá. Essa oportunidade foi possível graças ao Colleges and Institutes Canada (CICan) em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como objetivo fortalecer as relações entre os sistemas de ensino pós-secundário brasileiro e canadense.

A NC tem uma longa história com o Brasil, recebendo alunos e professores originários do país, colaborando com parceiros globais localizados no Brasil e, além disso, o país é o lar de uma série de funcionários e professores da NC.

Em parceria com o Governo do Brasil, o Niagara College esteve envolvido em um projeto de capacitação que apoiou o empoderamento econômico das mulheres como um impulsionador para o desenvolvimento econômico sustentável e em um subseqüente projeto de avaliação de impacto financiado pelo International Development Research Centre Canada. Ambos os projetos financiados pelo Canadá contribuíram para o desenvolvimento de um programa nacional de inclusão e empoderamento econômico feito no Brasil que abordou gênero e inclusão social para mulheres desfavorecidas, acesso das mulheres à educação e à força de trabalho e violência contra as mulheres no país. Mais recentemente, NC fez parceria com outra instituição canadense para conduzir o treinamento de professores para aproximadamente 100 educadores brasileiros do jardim de infância até a 12ª série .

Os fortes laços da NC com o Brasil também beneficiaram os alunos ao longo dos anos. O aluno paramédico Kyle Fediuk foi um dos nove alunos no Canadá a receber uma bolsa de US $ 5.000 por meio do programa de mobilidade de alunos externos Canadá-Brasil 2018 . A bolsa, financiada pelo CICan, permitiu que Fediuk se engajasse em uma experiência cultural internacional de oito semanas por meio do programa Be World Ready da NC.

Desde 2011, NC também acolheu 19 alunos do Brasil por meio do Programa de Líderes Emergentes nas Américas - um programa de bolsas de estudo que oferece aos alunos do Caribe e da América Latina oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa no Canadá.

Para Vitalino, que teve que superar desafios estudando em um país estrangeiro, o apoio do corpo docente e da equipe da NC foi inestimável enquanto estudava no programa de Tecnologia de Engenharia de Construção da NC durante o outono e inverno de 2019.

A gerente de treinamento por contrato internacional, Cindy Andrews, e o professor da Escola de Tecnologia, Dino Morabito, ajudaram Vitalino a garantir uma colocação cooperativa de dois meses começando em maio de 2020, uma exigência de sua bolsa de estudos, apesar do impacto do COVID-19 nos negócios locais e na economia . Ela também ajudou Morabito com desenhos do AutoCAD durante seu período de quarentena em casa.

“Foi isso que me salvou”, disse ela. “Agradeço a todos que se envolveram e ajudaram, pude ficar aqui até o final da minha bolsa e concluir meu cooperativismo. Além disso, me ajudou a ficar ocupado durante a quarentena ... ficar em casa sem poder sair pode ser ruim para a saúde mental. Não há palavras para agradecê-los. ”

A bolsa também ofereceu a Vitalino a oportunidade de estudar no programa de Inglês para Preparação Acadêmica (EAP) da NC para aprimorar suas habilidades no idioma inglês, algo que ela concluiu antes de seus estudos no programa de Tecnologia de Engenharia de Construção.

“Quando vim para o Canadá, meu inglês era intermediário; Eu entendia metade do que as pessoas diziam e não conseguia comunicar meus pensamentos adequadamente ”, explicou ela. “Escutei em inglês, traduzi para o português, respondi em português e traduzi novamente para o inglês, então pude responder; que mudou com o EAP. Consegui revisar a gramática e praticar a escrita, a leitura, a fala e a escuta ”.

Ela destacou como o EAP foi essencial para sua carreira. “Eu acredito que meu inglês é compreendido hoje por causa do programa EAP da NC e agora o inglês se tornou minha segunda língua, o que é creditado aos meus professores maravilhosos”, disse ela. “O programa EAP me ajudou muito com os meus estudos pós-secundários, a conseguir um emprego e a poder falar com as pessoas aqui. Além disso, falar inglês no meu país é um ponto muito forte no currículo e um destaque em uma entrevista de emprego. ”

Durante seus estudos, Vitalino também aproveitou muitos serviços de saúde e bem-estar fornecidos pela NC. “Quando machuquei minhas costas, fui apoiada pela clínica de saúde”, disse ela. “Quando senti dor de dente, fui atendido por um dentista. Quando tive problemas com o laptop, pedi para a equipe de TI consertá-los. Quando tive problemas de ansiedade, tive de conversar com um psicólogo. Quando precisei de um currículo e de ajuda com uma carta de apresentação, tive os serviços de carreira para me ajudar; não importava o que eu precisasse, havia alguém para me ajudar e eles sempre fizeram um excelente trabalho com isso. ”

Esses serviços, juntamente com a gentileza e o apoio do corpo docente e da equipe, proporcionaram uma experiência positiva e memorável para Vitalino.

“Eles querem que você se dê bem e tenha sucesso na vida”, disse ela. “NC se torna sua família, pois eles o tratam com muito carinho e atenção e são compreensivos e apoiadores. E porque NC aceita estudantes internacionais tão bem, eu pude fazer amigos de todo o mundo. Hoje tenho amigos de 23 países diferentes. ”

Vitalino completou os componentes de sua bolsa no Niagara College e recentemente retornou ao Brasil. Ao voltar para casa, ela aceitou uma oferta de emprego para trabalhar como auxiliar de engenharia na empresa Siltz Engenharia e voltará às aulas neste outono para o último semestre do curso de Construção Civil no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no Brasil.

Ela não apenas recomenda estudar na NC para aqueles interessados ​​em prosseguir seus estudos no Canadá, ela também pretende retornar ao College para estudar em outro programa no futuro.

 

Fonte:

https://www.niagaracollege.ca/insidenc/2020/09/08/former-nc-student-from-brazil-credits-positive-experience-to-caring-faculty-and-staff/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT