Parceria AFS & Onda Doce

Publicado por: Reitoria / 1 de Dezembro de 2016 às 15:58

Parceria AFS & Onda Doce
Em 2015 o empresário Eduardo Peres Naufal procurou o AFS para realizar um sonho: proporcionar uma experiência de intercambio escolar a jovens promissores que não tem condições de arcar com estes custos. Eduardo teve esta oportunidade na sua adolescência e sabe que foi um grande diferencial para sua vida pessoal e profissional. Ele quer multiplicar este efeito com o apoio do AFS. Ele acredita no potencial transformador do intercâmbio cultural na vida de um jovem é nós também! Assim foi o início desta parceria.

Ainda em 2015 o AFS prestou todo apoio para que 3 jovens fizessem intercâmbio em 2016 e esse ano dará o mesmo apoio para o processo de seleção e preparação de mais 3 jovens que farão intercambio em 2017.

Requisitos para Inscrição:

• Faixa etária: nascidos entre 11/03/1999 a 11/08/2002;
• Renda familiar de até seis salários mínimos: deverá ser comprovada através de: 3 últimos contra-cheques, extrato bancário, declaração anual da IRPF ou 03 últimos recibos de RPA ou Documento equivalente (se o estudante receber pensão precisaremos do contra cheque do responsável);
• Deve estar cursando o ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral de escola particular;
• Não poderá estar cursando o último ano do Ensino Médio no momento da inscrição;
• Não poderá ter sido reprovado em nenhuma série;
• Desempenho acadêmico alto (acima de 80%);
• Perfil de liderança;
• Nível de inglês intermediário. Um teste de proficiência da língua eliminatório deverá ser feito pelo candidato;
• Residir nos municípios de Taubaté, Santos ou Paranavaí (1 bolsa para Taubaté, 1 para Santos e uma para Paranavaí);
• Autorização e apoio da família.

O que está incluído:

• Ano escolar nos Estados Unidos com livros escolares;
• Hospedagem em família hospedeira voluntária;
• Passagem internacional (ida e volta);
• Passagem doméstica nos EUA até a cidade onde ficará hospedado;
• Transporte casa X escola X casa;
• Seguro médico com cobertura de até 1 milhão de dólares (exceto para doenças pré-existentes);
• Orientações antes, durante e depois da experiência;
• Passagem doméstica até o ponto de embarque internacional, podendo ser RJ ou SP (ida e volta);
• Taxa de visto (somente a taxa, a locomoção para este fim não está inclusa);
• Enviaremos para a casa de cada um deles uma mala de viagem;
• Mesada de US$ 120 mensais durante o programa.
• Despesas para emissão de passaporte;
• Despesas com despachantes;
• Despesas com vacinas obrigatórias para o intercâmbio;
• Uniforme escolar (quando necessário).

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

1º fase – Inscrições e prova online – 05/12 – 26/12 (a partir de 12 horas)

Os interessados deverão se inscrever pelo site* no período entre 05 de dezembro (12h) e 26 de dezembro de 2016 (12h). A inscrição é gratuita.
*O link será divulgado no dia 05/12.

O participante deverá preencher uma ficha de candidatura no site que será divulgado no dia 05/12 e selecionar a opção: 1 - Bolsa AFS – Onda Doce 2017 (Taubaté/ Santos / Paranavaí)

Anexar a candidatura:
a. Cópia do boletim ou Histórico dos últimos 3 anos
b. Comprovante de renda familiar
c. Carta de recomendação de um professor (em português)
d. Carta dos pais ou responsáveis (em português)
e. Resposta breve - O que te motiva a fazer parte de uma organização como o AFS?
f. Redação de autoria própria em português sobre um problema em sua comunidade e possíveis soluções inovadoras
respeitando o seguinte formato:
1. Qual o problema e quando ele ocorre?
2. Quem é afetado e o que vai acontecer se o problema persistir?
3. Como você sente que pode atuar sobre esta situação?

A redação de até 2 páginas. Formato A4, fonte Arial 12, espaço duplo.

Fonte: