início do conteúdo

A primeira aula do Cross-Cultural Studies and Education Workshop tratou sobre emigração

Publicado por: Reitoria / 13 de Maio de 2021 às 13:28

O tema emigração foi tratado na primeira aula da Cross-Cultural Studies and Education Workshop, ocorrida nesta terça-feira (11/05), pela professora da English aLanguage Specialist, Judith Otterburn Martinez. A abertura contou com a participação da Deputy Cultural Affairs Officer, Julie McKay; do diretor executivo do IFMT, Cristovam Albano, representando o reitor do IFMT; do diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Willian Silva de Paula e da English aLanguage Specialist, Judith Otterburn Martinez.

O diretor executivo do IFMT, professor Cristovam Albano, representou o reitor na abertura e falou da oportunidade do Instituto Federal estar promovendo esse curso em parceria com Regional English Language Office Brazil (RELO) e a embaixada americana.

“Nesse período de pandemia temos procurado por diferentes alternativas para motivar os nossos estudantes. Por isso, é importante essa iniciativa de formação porque temos a participação tanto de professores, técnicos-administrativos e estudantes nesse aperfeiçoamento”, disse Albano.

O diretor da DSRI, Willian Silva de Paula, destacou a importância dessa parceria com a RELO que é fortalecer as relações internacionais dentro da Instituição. Willian salientou que “a Língua Inglesa é tida hoje, como a língua com mais uso, tanto para ensino, pesquisa e extensão no mundo. A segunda com mais uso é o espanhol. A DSRI propõe-se a trabalhar com essas duas línguas na instituição”.

Willian de Paula acrescentou que essa parceria visa atender a demanda do uso da Língua Inglesa no aprendizado da cultura, das questões políticas e sociais dos Estados Unidos da América em comparação com o Brasil, fazendo com o que o participante melhore o seu inglês, tanto com atividades orais como escritas.

“Existe uma interação muito grande na turma, pois ela é composta por professores, técnicos e alunos. Isso faz com que a classe fique muito rica para as discussões com a professora Judith. Essa ação faz parte do projeto #Esperançar do professor Julio Santos que é o fortalecimento do ensino de idiomas dentro da nossa Instituição”, finalizou Willian de Paula.

Na aula, Judith Martinez falou sobre imigrantes e fez os integrantes do curso (servidores e estudantes) a pensarem sobre a emigração nos países, em especial dos Estados Unidos da América (EUA). Ela falou ainda da história da Estátua de Liberdade, o símbolo que ela representa de boas-vindas aos emigrantes. 

Judith questionou os alunos do curso se eles observavam diferença no tratamento entre os emigrantes europeus, latino-americanos, africanos e asiáticos nos EUA. Após as explicações, a professora dividiu a turma em grupos com atividades interativas. No final da aula, a turma ainda ficou por mais um tempo discutindo sobre o assunto emigração. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT