Processo Seletivo do Parlamento Juvenil do Mercosul no IFMT.

Publicado por: Reitoria / 21 de Julho de 2016 às 17:08

O PJM é uma ação que está contemplada no plano estratégico do Setor Educativo do Mercosul que visa garantir um espaço de diálogo entre os jovens dos países participantes (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Chile e Venezuela)

O objetivo é favorecer o protagonismo juvenil, abrindo espaço para que os jovens dialoguem e discuta temas vinculados à educação, para assim, elaborar propostas que abordem temáticas de interesse comum no âmbito do Mercosul.

Para o biênio 2016-2018 o tema central das discussões é “O ensino médio que queremos”, com observância de temas como inclusão, os jovens e o trabalho, participação cidadã, direitos humanos e diversidade de raça, etnia e gênero.

Nesse contexto, no próximo edital do PJM, a ser publicado até 15 de julho, serão reservadas vagas para os estudantes da Rede. Como nas outras edições o processo de seleção nacional será de responsabilidade do MEC, cabendo aos IFs a seleção de 27 estudantes.

No Brasil, o projeto é coordenado pelo Ministério da Educação com apoio das secretarias de educação. O Processo de seleção tem uma etapa estadual, a cargo das secretarias de educação, e uma etapa nacional.

No IFMT o nosso ponto focal é a Professora Cleide Oliveira do Campus Bela Vista
Os alunos devem procurar os representantes da área internacional no seu campus para se candidatar ao processo de seleção.

Cada Campus selecionará um aluno com perfil de liderança, boa comunicação, com conhecimento da língua espanhola para passarem pela seleção com todos os campi. Será selecionado um aluno do IFMT para candidatar à vaga nacional.

Representante da Diretoria de Relações Internacionais do IFMT nos Campi.