início do conteúdo

Professor do campus Cuiabá aprova projeto na Universidade de Edimburgo, Escócia

Publicado por: Reitoria / 20 de Janeiro de 2021 às 14:57

O professor Mario Anderson de Oliveira, do Departamento de Eletroeletrônica (DAEE) do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, aprovou um projeto de pesquisa na Universidade de Edimburgo – Escócia para o estudo e desenvolvimento de um equipamento de baixo custo que permite acelerar o diagnóstico de pacientes com osteoporose, especialmente os idosos.

O projeto tem como título: Diagnóstico de Baixo Custo da Osteoporose Modelagem e Elaboração de Estrutura para Testes Experimentais, e conta com financiamento da Universidade de Edimburgo via LMIC Partnerships Fund no valor aproximado de 13 mil libras esterlina. “Parte desses recursos serão utilizados na infraestrutura do laboratório do departamento”, explica o professor Mario.

Autor do projeto, articulador junto a Universidade de Edimburgo para a provação e financiamento, e coordenador do grupo de pesquisa no Brasil, professor Mario destaca também que a pesquisa será multidisciplinar e envolverá alunos e servidores do campus nas próximas etapas. “Trata-se de uma equipe de desenvolvimento multidisciplinar composto por Engenheiros e Médicos especialistas de várias Instituições públicas brasileiras como UFMT, UNESP e UFSC”, explicou.

A parceria do IFMT Campus Cuiabá Octayde com a Universidade de Edimburgo foi desenvolvida com o apoio do professor e pesquisador da universidade escocesa David Garcia Cava que apoiou a ideia do desenvolvimento de um protótipo que pudesse ser utilizado em todos os países do mundo, especialmente nos países pobres cuja população sofre com a osteoporose.

“A osteoporose causa mais de 8,9 milhões de fraturas por ano. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm osteoporose. No entanto, apenas 1 em 3 pessoas com osteoporose é diagnosticada, sendo que 1 em 5 recebe tratamento.  A técnica de emissão de raios-x de dupla energia (DXA) é apontada pela Organização Mundial da Saúde como a ideal para medir a perda óssea devido à osteoporose, entretanto ela não é utilizada pois falta equipamentos e profissionais treinados”, explicou Mario, justificando a importância da pesquisa.

O projeto de pesquisa aprovado foi precedido de outro projeto financiado pela Universidade de Edimburgo através da Scottish Funding Council Global Challenge Research Fund e que reuniu, em março de 2020, num Workshop no Campus Cuiabá Octayde pesquisadores das universidades parceiras e profissionais de saúde para formação de grupo de trabalho, tratamento das diretrizes para desenvolvimento de futuros projetos e como obter novos financiamentos.

Foto: Mario Anderson

Participantes do workshop (da esquerda para a direita): Everton Bruno Castanha (UFMT), Frederico Alberto Bussolaro (UFMT), Alexandra Secreti Prevedello (UFMT), Milka Maria de Moura Issa (reumatologista), Mario Anderson de Oliveira (IFMT), David Garcia Cava (Un.  de Edimburgo), Professor Jozue Vieira Filho (UNESP) e Raimes Moraes (UFSC).

Fonte: IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT