Professor do IFMT Campus Sorriso realiza intercâmbio nos Estados Unidos

Publicado por: Reitoria / 8 de Fevereiro de 2017 às 08:29

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia João Pereira da Silva Filho, que atualmente é o Embaixador da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais no IFMT Campus Sorriso, está realizando uma capacitação nos Estados Unidos promovida pelo programa SETEC CAPES/NOVA e está estudando na faculdade Northern Virginia Community College, no campus da cidade de Woodbridge, no estado da Virginia. Além do professor João, o professor Arivan Salustiano da Silva do IFMT Campus Cuiabá também participa do mesmo programa. Essa iniciativa tem duração de nove semanas. Setenta e quatro professores de língua inglesa provenientes de diversas partes do Brasil estão participando.

Em relação as atividades desenvolvidas pela DSRI, ele está estabelecendo uma possibilidade de contato com uma escola pública de ensino médio daquele país. A instituição tem aulas de língua estrangeira em diversos idiomas, por isso o professor pretende contatar alunos do IFMT com os alunos dessa escola por meio de sessões de Skype. Dessa forma aumenta a possibilidade dos alunos de ambas instituições a treinar idiomas, bem como pode oferecer a possibilidade de desenvolver projetos bilaterais.

Além disso, o professor está verificando a possibilidade de realizar um acordo para intercâmbios de alunos do ensino médio com o Community College no qual ele está fazendo a capacitação. A ideia é fazer algo similar ao o que o IFCE tem com algumas community colleges aqui no EUA (https://fulbright.org.br/edital/community-colleges-em-parceria-com-institutos-federais/).

Na última semana de participação do professor no programa SETEC CAPES/NOVA, haverá a presença da delegação do CONIF que será composta por: Roberto Gil Rodrigues de Almeida (Vice-president of CONIF and Rector of IFTM); Cláudio Alex Jorge da Rocha (CFO of CONIF and Rector of IFPA); Maria Clara Kaschny Schneider (Director of Institutional Relations of CONIF and Rector of IFSC); Francisco Gutenberg Albuquerque Filho (Coordinator of FORINTER and International Relations Advisor of IFCE); Wagner Eduardo Rodrigues Belo (Vice-Coordinator of FORINTER and International Relations Advisor of IFSudesteMG); Francisco Roberto Brandão Ferreira (President of CONIF and Rector of IFMA); Marjorie Cavalcanti Cerejo-Esch  (International Relations Advisor of CONIF). Na ocasião, os resultados obtidos pelo programa serão apresentados.