Professor do IFMT-Pontes e Lacerda apresenta artigo científico na Europa

Publicado por: Reitoria / 29 de Abril de 2019 às 10:25

“Explorando as Limitações das Redes Neurais Convolucionais na Seleção de Testes Binários para Características Locais” foi tema do artigo apresentado pelo professor do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, Bernardo Janko Biesseck, na Conferência Internacional em Teorias e Aplicações de Visão Computacional (VISAPP), em Praga, capital da República Tcheca. “O trabalho consiste em mostrar algumas limitações de um modelo computacional chamado Rede Neural Convolucional (CNN) para extrair características binárias de imagens”, explicou.

Segundo Bernardo, as CNNs têm recebido bastante atenção da comunidade científica recentemente devido ao seu poder de reconhecer de padrões em imagens. “Para se ter uma ideia, grandes empresas como Google e Microsoft utilizam CNNs para identificar objetos e pessoas em imagens na internet. Durante o meu mestrado, meu orientador e eu descobrimos experimentalmente que, apesar do poder computacional, as CNNs não são capazes de selecionar testes binários baseando-se na vizinhança local dos pixels das imagens então o nosso objetivo foi mostrar a outros pesquisadores alguns limites desta ferramenta. Para poder dizer isso com propriedade foi necessário realizar vários experimentos e fazer uma análise estatística dos dados”.

O professor também destacou a experiência no exterior. “Além do crescimento acadêmico a viagem em si traz um crescimento pessoal e amplia a nossa visão de mundo. Cada vez mais tenho percebido que algumas transformações na educação dependem muito mais do conhecimento dos profissionais que atuam nela do que da infraestrutura da instituição. É claro que é importante ter salas adequadas, laboratórios equipados e tudo mais, mas de nada adianta tudo isso se não tivermos conhecimento de qualidade para utilizar bem estes recursos.

Bernardo frisou principalmente o impacto no ensino. “ A primeira influência é na qualidade do profissional que sou, que vai impactar diretamente na qualidade das aulas e projetos que desenvolvo no campus. A segunda influência se dá através de diálogos e atividades desenvolvidas junto às coordenações do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, como reformulação de PCC, realização de eventos, etc. Penso que quanto mais experiência tivermos fora do IFMT mais podemos aprender e trazer para cá ideias que já dão certo em outros lugares”, finalizou.