IFMT

Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais

início do conteúdo

Programa de bolsas de doutorado na Alemanha da CAPES e DAAD

Publicado por: Reitoria / 29 de Novembro de 2019 às 10:43

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançaram um programa conjunto de bolsas de doutorado na república federal da Alemanha. Dentre as modalidades estão: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. As candidaturas ao programa de bolsas de doutorado poderão ser submetidas até o dia 20/12/2019 (até 17h no horário de Brasília). Os resultados serão divulgados até maio de 2020 e os bolsistas iniciarão suas atividades a partir de outubro do mesmo ano. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio da plataforma online da CAPES.

Os requisitos para participação são os seguintes: ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil; não ter o título de doutor; não receber ou ter recebido bolsa para a mesma modalidade de agência pública federal, requisito necessário para candidatos à bolsa Capes ou do DAAD; não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência dos benefícios concedidos; e possuir confirmação formal de orientação de ins<tuição alemã. >tituição alemã.

 

Para mais informações:

https://www.daad.org.br/pt/2019/11/18/chamada-aberta-bolsas-de-doutorado-na-alemanha-2/?fbclid=IwAR3xDMGu6oMX3h2F4kNxW3f4roYqWx7Yp7dd7XlwY5cuGJ_YpDKEaAez5NI

http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/05112019_Edital_23_2019_-_DAAD.pdf

 

blog comments powered by Disqus
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT