início do conteúdo

Programa Helmut Schmidt oferece bolsas de pós-graduação em Políticas Públicas

Publicado por: Reitoria / 9 de Junho de 2017 às 08:10

Por meio do Programa Helmut Schmidt, o DAAD concede bolsas para oito cursos de Master na área de Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha. As inscrições estão abertas até 31 de julho a jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. O principal objetivo do programa é a formação de líderes e profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Nesse contexto, buscam-se jovens com forte engajamento social e político. Além da graduação completa, é necessário ter bons conhecimentos de alemão ou inglês, e rendimento acadêmico excelente.

As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em 2018. Os candidatos podem escolher entre cursos oferecidos por oito diferentes instituições alemãs:

Hertie School of Governance, Berlin: Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)

Universität Duisburg-Essen: Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)

Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt: Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)

Leuphana Universität Lüneburg:Public Economics, Law and Politics (PELP) (curso em inglês ou alemão, quatro semestres)

Hochschule Osnabrück: Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)

Universität Osnabrück: Master of Democratic Governance and Civil Society (curso em inglês ou alemão, quatro semestres)

Universität Passau: Master of Governance and Public Policy (curso em inglês ou alemão, quatro semestres)

Universität Potsdam: Master of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)

Os selecionados ganham uma bolsa mensal no valor de 750 euros, auxílio para passagem aérea de 1.550 euros, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de seis meses na Alemanha, com início em abril de 2018. Os contatos das universidades e informações específicas sobre cada curso podem ser encontrados no edital (https://www.daad.de/medien/deutschland/stipendien/formulare/ppgg-announcement.pdf) do programa. Para os interessados em se inscrever e tirar dúvidas, o DAAD oferecerá um webinar (seminário online) gratuito sobre o programa Helmut Schmidt no dia 14 de junho, das 11h ao meio-dia. É preciso fazer inscrição neste site: ( https://attendee.gotowebinar.com/register/7360915171186993410).

Também é importante consultar as informações listadas no site do DAAD ( https://www.daad.org.br/pt/encontrar-financiamento/buscar-bolsas-de-estudo/?status=3&type=a&origin=48&target=48&q=helmut&subjectgroup=&onlydaad=0&language=en&pg=1&detail_to_show=50026397), que  possuem um efeito vinculante. Outra fonte útil é o folheto ( https://www.daad.de/medien/der-daad/medien-publikationen/publikationen-pdfs/2016_helmut_schmidt-programm.pdf) informativo sobre o Programa Helmut Schmidt. E ainda, como fonte de inspiração, conheça a história (https://www.daad.org.br/pt/2017/05/12/acreditei-que-essa-era-uma-oportunidade-unica-de-estudo/) da brasileira Zena Mouawad, ex-bolsista do Programa Helmut Schmidt.

 

Fonte: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - https://www.daad.org.br/pt/2017/06/02/programa-helmut-schmidt-oferece-bolsas-de-mestrado-na-alemanha/

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT