início do conteúdo

Programa Jovens Embaixadores 2016

Publicado por: Reitoria / 6 de Abril de 2016 às 08:04

Programa Jovens Embaixadores 2016

O Programa Jovens Embaixadores permite que estudantes brasileiros da rede pública de ensino tenham a oportunidade de participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 31 de janeiro de 2016, cursar o ensino médio em ensino público, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, não ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário no mínimo a um ano. Características pessoais dos candidatos também serão avaliadas, tais como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade.

 


Os estudantes que atendem os critérios especificados têm até o dia 9 de agosto para preencher uma ficha de inscrições online, disponível no Facebook do programa. Imediatamente após o preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se atenderam aos pré-requisitos básicos e foram aprovados para a segunda etapa.


Como Participar

Pré-requisitos

Ter nacionalidade brasileira;

Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro de 2016);

Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

Jamais ter viajado para os Estados Unidos;

Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

Ser aluno do ensino médio na rede pública;

Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;

Ter excelente desempenho escolar;

Ter perfil de liderança e iniciativa;

Ser comunicativo;

Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Como se inscrever:

Via Facebook do programa:https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. Acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores para preencher o formulário;

Se aprovado na primeira fase de seleção, identificar a instituição parceira mais próxima de sua residência e encaminhar o questionário preliminar devidamente preenchido juntamente com a documentação solicitada.

Etapas do programa:

ETAPA 1 – do lançamento do programa até 09 de agosto:

Via Facebook do programa:https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores, os interessados prenchem o formulário de inscrição online e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa  e se foram aprovados ou não para a ETAPA 2:

“Aprovado para a ETAPA 2”:  O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.

“Não aprovado PARA A ETAPA 2”:  Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.

ETAPA 2 – até o dia 19 de agosto:

O candidato deverá:

concluir o preenchimento do questionário preliminar;

selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;

Carregar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;

concluir o processo online.

IMPORTANTE:  O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento.  Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 19 de agosto.  Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link.

Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que o candidato selecionou.

ETAPA 3 – até 04 de setembro:

As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos. 

IMPORTANTE:  Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.

Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira deverá clicar em:

“Aprovado para a ETAPA 4:  Exame escrito”

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 11 de setembro.  O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.

“Não aprovado para a ETAPA 4”

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s). IMPORTANTE:  A instituição parceira deverá indicar qual dos pré-requisitos o candidato não preenche.

IMPORTANTE:  Caso o candidato tenha sido aprovado para a Fase 4, mas não tenha recebido o email confirmando o horário e local até o dia 9 de setembro, deverá entrar em contato com a instituição parceira para obter essa informação.

ETAPA 4 – 11 de setembro (entre 14h00 e 17h00):

Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília).

ETAPA 5 – até o dia 25 de setembro:

Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional.

A instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final, clicar o botão “Semi-finalista”.

“Semi-finalista”:  O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que participará na competição nacional por uma das 50 vagas do programa.

“Não aprovado na ETAPA 5”:  Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação do candidato nessa etapa. 

ETAPA 6 – até 16 de outubro:

Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.

ETAPA 7 – Até 23 de outubro:

Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2016.

ETAPA 8 – Outubro/novembro:

Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2016.

ETAPA 9 – Dezembro:

Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.

ETAPA 10 – 06-08 de janeiro de 2016:

Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

ETAPA 11 – 08 de janeiro de 2016:

Embarque para os Estados Unidos.

ETAPA 12 –  9-30 de janeiro de 2016:

Programação em Washington, D.C. e estados-anfitriões.

ETAPA 13 – 31 de janeiro de 2016:

Chegada dos Jovens Embaixadores no Brasil.

 


Para saber mais:

https://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT