Rede Federal participa de projeto que integra Europa e América Latina

Publicado por: Reitoria / 18 de Agosto de 2017 às 08:26

A terceira edição do programa europeu Capacity Building traz boas notícias para o Brasil. Foi aprovado o projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês), que envolve 15 entidades, incluindo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e os Institutos Federais Sul-Rio-Grandense (IFsul), do Triângulo Mineiro (IFTM), de Goiás (IFG), do Maranhão (IFMA) e do Amazonas (Ifam).

Com vigência de três anos, a ação será financiada pela iniciativa europeia Erasmus+ e contará com orçamento total de 999.310 euros. A verba custeará até 28 projetos multidisciplinares e 84 mobilidades de estudantes e servidores das instituições envolvidas. “Essa interação mais intensa com a Europa e a América Latina é uma experiência promissora para a Rede Federal, especialmente porque envolverá profissionais e estudantes de diversas área do conhecimento e nacionalidades”, afirma o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues, que participou do processo de idealização do LAPASSION.

Segundo o vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), Carlos Ramos, responsável pelo projeto, “o LAPASSION visa transferir uma boa prática desenvolvida na Europa para o espaço geográfico da América Latina”. Sua concepção foi inspirada nos conceitos da Porto Design Factory, uma estrutura de inovação baseada na proposta educativa do P.PORTO e que mantém forte relacionamento com grupos de pesquisa e estágios em P&D para estudantes de Institutos Federais do Brasil.

As atividades serão empreendidas na América Latina, com duração de dois meses, integrando também servidores e alunos das seguintes instituições: Tampere University of Applied Sciences (TAMK – Finlândia), Universidade de Vigo (UVIGO – Espanha), Universidad de Salamanca (USAL – Espanha), Universidad de La República de Uruguay (UDELAR), Universidade Técnica de Uruguay (UTEC), Fundação do Instituto Profissional (DUOC – Chile), Universidade Católica do Chile (PUC) e Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP).

Cronograma – Em novembro de 2017, durante a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) em João Pessoa (PB), ocorrerá a primeira agenda de planejamento do LAPASSION. A realização da atividade no Brasil é uma estratégia para alcançar toda a Rede Federal, já que o objetivo do Conif é expandir essa experiência e fortalecer a articulação com os países envolvidos – Uruguai, Chile, Espanha, Finlândia e Portugal.

A implementação das primeiras ações está prevista para abril de 2018, no Chile, em Santiago, já com a participação de estudantes dos Institutos Federais. Em março de 2019, os projetos serão no IFTM e no IFMA e, em março de 2020, no IFSul, IFG e Ifam. As instituições brasileiras receberão representantes portugueses, espanhóis, finlandeses, uruguaios e chilenos.

Fonte: Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) e CONIF (https://portal.conif.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1539:rede-federal-participa-de-projeto-que-integra-europa-e-america-latina&catid=84&Itemid=558&lang=br)

Por Lena Marinho, Assessoria de Comunicação do CONIF