início do conteúdo

Reunião e divulgação da DSRI com Polo de Apoio Presencial UAB Sapezal

Publicado por: Reitoria / 8 de Março de 2017 às 14:15

Na manhã de 07 de março de 2017, a Diretora de Relações Internacionais Sônia Regina Guimarães da Fonseca realizou visita e reuniu-se com servidores da Universidade Aberta do Brasil Polo de Apoio Presencial UAB Sapezal com a intenção de divulgar a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, bem como realizou um levantamento de demandas do local relacionadas à área internacional.

Dentre as servidoras do Polo que acompanharam a Diretora de Relações Internacionais estavam: Valderes Delmondes do Nascimento - Coordenação de Polo de Apoio Presencial UAB Sapezal; Wilclenia souza Duarte - secretária acadêmica; Benedita Fabriela - Auxiliar de biblioteca; Maria de Fátima Gomes Aguiar - Zeladora.  

DO SISTEMA UAB

 O Sistema UAB Universidade Aberta do Brasil foi instituído pelo Decreto Federal 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

Tem incentiva e colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Conforme o Ministério da Educação, o Polo de apoio presencial, no Sistema UAB, caracteriza-se como “o espaço físico de Apoio Presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.”.

O polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil de Sapezal foi criado no dia 05 de abril de 2012, sob a Lei de criação nº 995/2012.

Tendo como objetivos:

I - oferecer prioritariamente cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada a professores da educação básica;

II - oferecer cursos superiores de graduação e pós-graduação para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica;

III - oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento;

IV - ampliar o acesso à educação superior pública;

V - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação à distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiados em tecnologias de informação e comunicação;

Missão

 “O Pólo de Apoio presencial UAB Sapezal, assume como missão difundir e preservar o conhecimento, cultura e pesquisa, buscando atingir a excelência em educação superior a distância, oferecendo à comunidade e a quem de direito a oportunidade de aperfeiçoar-se melhorando a qualidade da mão-de-obra profissional loco-regional.”

 História

A constituição do Polo de Apoio Presencial UAB Sapezal iniciou-se no ano de 2011,mas somente na data de 25-05/2014, com a estrutura física pronta na gestão do prefeito Cesar Maggi, tendo a senhora Nelci Terezinha Rauber Ansolin como secretária de Educação, aconteceu a visita de monitoramento do polo, onde técnicos designados pela CAPES, fizeram a avaliação do polo. De acordo com o Ofício nº 1026/2012/CGIE/DED/CAPES, de 28/5/2012, o Polo foi classificado AA após visita de monitoramento.

O Polo de Apoio Presencial UAB Sapezal começou suas atividades acadêmicas no dia 21 de julho de 2013, com a aula inaugural dos cursos de especialização em Gestão Municipal, Gestão em Saúde e Gestão Pública ambos ofertados pela Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), passando para status ATIVO no sistema SISUAB Desde a data 13/07/2013.

A partir da referida data, outras duas instituições públicas de ensino superior firmaram parceria conosco: UFMT E IFMT. Através delas, houve a oferta de cursos de graduação, bacharel e tecnólogo superior e cinco especializações em nível lato sensu, além de dois cursos de Aperfeiçoamento na área da Educação.

Grande parte dos acadêmicos do polo UAB Sapezal consiste ainda em um público de média idade e que não tiveram oportunidade de cursar um curso superior logo após terminar o ensino médio.

Segue abaixo os cursos oferecidos:

Especialização Gestão Municipal – UNEMAT – finalizado 36 concluintes;

Especialização Gestão em Saúde -  UNEMAT – finalizado com 30 concluintes;

Especialização Gestão Pública - UNEMAT – finalizado com 37 concluintes;

Especialização Informática na Educação – UFMT – finalizado com 08 concluintes;

Especialização Educação de Jovens e Adultos UFMT  - 17 concluintes;

Cursos de Aperfeiçoamento -  NEPRE UFMT- finalizado com 30 concluintes;

Tecnólogo Superior Tecnologia em Sistemas para Internet – IFMT 2013/2-  04 concluintes;

Tecnólogo Superior Tecnologia em Sistemas para Internet – IFMT 2014/1 – em andamento  - 16 matriculados;

Tecnólogo Superior Tecnologia em Sistemas para Internet – IFMT 2014/2 – em andamento - 18 matriculados;

Licenciatura  em Pedagogia turma 2014/01  UNEMAT em andamento – 35 acadêmicos;

Licenciatura em Pedagogia turma 2014/2 UNEMAT  em andamento -  37 acadêmicos;

Bacharel em Administração Pública 2014/1 UNEMAT  em andamento com  35 acadêmicos;

Bacharel em Administração Pública 2014/2 UNEMAT  - em andamento - 37 acadêmicos;

Licenciatura em Letras/Inglês 2014/1 UNEMAT – 19 acadêmicos .

Para o ano de 2017, pelo edital 075 da Capes, forma autorizados mais para o primeiro semestre os seguintes cursos:

História UAB/UNEMAT -  25 VAGAS - vestibular em andamento;

Geografia UAB/UNEMAT – 25 VAGAS - vestibular em andamento;

Matemática UAB/IFMT – 40 VAGAS – vestibular em andamento;

Especialização em Pública – 40 VAGAS – seleção em andamento;

Especialização em Redes de Computação Distribuída – 40 vagas – seleção em andamento.

Para o segundo semestre teremos vestibular para Bacharelado em Administração Pública pela UAB/IFMT.

O Pólo está atendendo a demanda do município de Sapezal e de municípios vizinhos.Em dezembro de 2014, atende 488 discentes. Por meio da oferta de cursos de formação continuada, graduação e pós-graduação o Polo de Apoio Presencial UAB Sapezal atende estudantes de diferentes municípios, tais como Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Cáceres e Tangará da Serra.

 

Localização e Contato do Polo de Apoio presencial UAB  Sapezal:

Av. Dourado nº 1049, centro, sapezal-MT

E-Mail:uab@sapezal.mt.gov.br

Telefone: (65)3383-1629.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT