Reunião sobre Mobilidade no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista: Demandas

Publicado por: Reitoria / 15 de Março de 2017 às 08:50

Na manhã de 13 de março de 2017 houve uma reunião sobre aspectos relacionados à mobilidade estudantil no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista. Durante essa reunião a Coodenadora do curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros e Embaixadora de Relações Internacionais no campus, Cleide Ester de Oliveira, e o Diretor-Geral eleito do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Alessandro Teixeira, mostraram algumas demandas referentes à consolidação de atividades de internacionalização para o campus.

Dentre as demandas levantadas estavam a possibilidade de realizar a traduções no âmbito do IFMT, reconhecimento e validação de diplomas de outros países e possibilidade de aprimorar o ensino de línguas no campus. A formação de uma comissão para discutir validação de certificados dos alunos que cursaram o Ensino Médio em seus países pode auxiliar na continuidade de estudos para alunos estrangeiros. Também pensou-se a possibilidade de realizar a tradução de certificado e histórico escolar no âmbito do IFMT, o que necessitaria de uma resolução específica. Atualmente, para dar início ao processo de convalidação, o estrangeiro que queira prosseguir os estudos precisa pagar um tradutor juramentado.

Comentou-se que em 2009 foi elaborado um projeto relacionado à criação de um centro de idiomas no Campus Cuiabá - Bela Vista. Ele foi idealizado pela professora Veralúcia Guimarães de Souza, mas não foi possível a sua concretização. Para a implantação de um novo centro de idiomas ainda há preocupação com recursos e estruturas disponíveis para utilização do campus.

Em 2016 houve a proposta de criação de meios de produção de produtos de limpeza no Campus Cuiabá – Bela Vista pelo Diretor-Geral eleito, projeto em que os alunos dos cursos de Língua Portuguesa para Estrangeiros poderiam trabalhar. Para esse projeto, haveria a necessidade de uma equipe formada por um economista e professores de química. Isto com possibilidade de atuação profissional e estudantil para os alunos do curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros e de obtenção de recursos financeiros para os alunos do referido curso.