início do conteúdo

Reunião visa termo de parceria do IFMT com Associação Italiana do município Campo Novo do Parecis

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2017 às 09:28

Na última quinta-feira, 16 de fevereiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, através dos representantes do Centro de Línguas e Linguagens do Instituto Federal – CELLIF, recebeu o o Diretor do Departamento de Educação do Consulado Italiano, Augusto Bellon, a Vice Presidente da Associação Italiana do Campo Novo do Parecis, Odila Cecilia Roberto e o Presidente da Associação Italiana do Campo Novo do Parecis, Jaime Martelli, para uma reunião, visando o estreitamento dos laços entre as instituições.

Durante o encontro foi discutida a viabilidade de manter uma parceria do campus Campo Novo do Parecis com a Associação Italiana do município, visando formalizar um projeto para disponibilizar aulas de italiano à comunidade, voltado à formação de professores.

O CELLIF do Instituto Federal o IFMT campus Campo Novo do Parecis está ofertando, pela primeira vez, o curso de língua italiana, ministrado pelo professor Nazareno José Manoel Martins, que já residiu na Itália e tem domínio pleno na língua, voltado a alunos e comunidade em geral.

Por ter essa disponibilidade, a ideia é formalizar um termo de parceria no qual o IFMT capacitará alunos voluntários para ministrarem aulas na cidade, através de um projeto da Associação Italiana e, posteriormente, esses mesmos alunos também ministrarão aulas no CELLIF do campus Campo Novo do Parecis.

Segundo o Presidente da Associação Italiana do Campo Novo do Parecis, Jaime Martelli, a entidade tem uma proposta de expansão e construção de uma sede e, dentre os serviços que já ofertam à comunidade, está o curso de italiano para a formação de professores do idioma. Assim, a proposta é que o IFMT campus Campo Novo do Parecis participe também com a capacitação pedagógica dos futuros professores que, em contrapartida, seriam voluntários nos cursos de línguas oferecidos pelo CELLIF.

Além disso, o termo de parceria também englobará intercâmbio cultural e estudantil, já que a Itália é um país riquíssimo em cultura, com grandes nomes das artes e da música, além de uma arquitetura privilegiada e uma produção cinematográfica mundialmente reconhecida. Ou seja, propiciará que os participantes aprendam italiano e tenham a oportunidade incrível de entrar em contato com todo esse conhecimento.

 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT