Servidora do IFMT Campus Campo Novo do Parecis participa de evento da FAUBAI

Publicado por: Reitoria / 26 de Abril de 2016 às 08:14

Aconteceu nos dias 16 a 20 de abril, em Fortaleza-CE, a 28º edição de evento da FAUBAI(Associação Brasileira de Educação Internacional) criada em 1988. Mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais reuniram-se e promoveram a integração e a capacitação dos gestores da área por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais. Além disso, divulgou-se a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. A FAUBAI Conference 2016 tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacional como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacional.

Representando o Instituto Federal do Mato Grosso a servidora do Campus Campo Novo do Parecis Jezisbel dos Santos Souza compareceu ao evento, participou das atividades propostas e trouxe muitas informações e propostas de práticas no processo de internacionalização do IFMT. O tema de 2016 abordou a Responsabilidade Social na Internacionalização do Ensino Superior que contou com a presença de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, dentre elas Unesp, USP, Arizona University, Giorgia University.

O encontro apresentou diversos conhecimentos e informações sobre o processo de internacionalização das instituições. Práticas eficientes para que a responsabilidade social da internacionalização realmente ocorra foram mostradas. Segundo a Assessora de Relações Internacionais da PUC-MINAS “O processo de Internacionalização nas Instituições só ocorre quando há o encontro entre instituição brasileira de educação com instituições internacionais. Mandar e receber alunos estrangeiros faz parte desse processo”.

O evento ofereceu possibilidades de parcerias entre Universidades estrangeiras e Instituições educacionais brasileiras, incentivando o fluxo de intercâmbio estudantil, suporte e projetos, planejamento tudo relacionado à temática internacional. Simultaneamente houve “Networking Activities”, uma espécie de mesa redonda, onde se estabelece contatos, acordos, dúvidas. Palestras sobre diversos temas, como processo de internacionalização, estratégias de desenvolvimento institucional, acordos entre universidades foram realizadas. Jezisbel pontua que “O processo de Internacionalização dos Institutos educacionais é de responsabilidade social e deve ser implantado o mais breve possível, pois estamos lidando com um mundo em constante mudanças, e enquanto cidadãos do mundo, devemos nos adequar às novas tendências para que não haja mais prejuízos à qualidade da nossa educação.”.

Marcadores: faubai