Temáticas relacionadas a refugiados são destaque no terceiro webinar do Conif

Publicado por: Reitoria / 27 de Abril de 2020 às 11:35

De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil possui mais de 204 mil solicitações de refúgio acumuladas, sendo que mais de 32 mil indivíduos, provenientes de 90 países, foram reconhecidos, no acumulado, como refugiados Esse cenário mobilizou ações institucionais nas esferas municipais, estaduais e federais do Brasil.

Como a educação insere-se nesse contexto, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-Brasil), escolheu o tema – refugiados – para promover o terceiro webinar – composto por duas oficinas. O evento é voltado prioritariamente para Assessores Internacionais da Rede Federal e demais servidores interessados no tema.

“Introdução ao Direito dos Refugiados“ será o tópico abordado no primeiro encontro, agendado para o dia 29/4, das 10h às 12h (horário de Brasília). André Madureira, Oficial de Reassentamento/Proteção do ACNUR, vai discorrer sobre conceitos do Direito Internacional do refugiado e também sobre a atuação do ACNUR. Na segunda sessão, confirmada para o dia 6/5, das 10h às 12h, a Assistente Sênior de Soluções Duradouras do Alto Comissariado, Vanessa Tarantin, falará sobre “Integração Local de Refugiados no Brasil”.

Os interessados em participar, devem efetivar a inscrição até 12h do dia 28/4, próxima terça-feira. Depois de preencher o formulário de inscrição, será enviado o link de acesso ao webinar. Link para o formulário de inscrição. É importante ressaltar que o número de vagas é limitado e que a participação na segunda oficina está condicionada à primeira.

ACNUR – O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) atua na busca de soluções para a proteção de refugiados, apátridas, deslocados internos, solicitantes de refúgio e retornados. Criado em 1950, para tratar dos indivíduos afetados pela Segunda Guerra Mundial, o ACNUR teve seu mandato expandido para além das fronteiras europeias em 1967. Por seu trabalho humanitário, a agência já foi laureada duas vezes com o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981). No Brasil, o Alto Comissariado tem sede em Brasília (DF), além de escritórios em São Paulo (SP), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Pacaraima (RR) e Belém (PA).

Bárbara Bomfim - Assessoria de Comunicação Conif

Contato: (61) 3966-7230

Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3411-tematicas-relacionadas-a-refugiados-sao-destaque-no-terceiro-webinar-do-conif?Itemid=609&fbclid=IwAR0-5okdBecYDhDNEgKVYz7Ye5_4iauzrOW8Nfpm1QXKRsqmYPCoheBjsNU