Treinamento para o recebimento de intercambistas em Campo Novo do Parecis

Publicado por: Reitoria / 3 de Agosto de 2016 às 07:42

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis, realizou na última quarta-feira, 27 de julho, o treinamento de professores e da equipe de assistência de alunos sobre a chegada das intercambistas.

O treinamento foi ministrado pela servidora Jezisbel dos Santos Souza, presidente do Comitê AFS Campo Novo do Parecis, que forneceu orientações pedagógicas e apontou pontos facilitadores na adaptação das intercambistas no Brasil. As estrangeiras chegarão na próxima semana, dia 7 de agosto, e ficarão durante um ano estudando no Campus.

As alunas são participantes do programa AFS intercultural (American Field Service), que é uma organização voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio.

O Comitê AFS - Campo Novo do Parecis conta com cerca de 20 voluntários, participantes que darão o suporte necessário para as alunas intercambistas durante o período que estiverem morando em Campo Novo do Parecis, principalmente quanto à adaptação e ao choque cultural. O recebimento das alunas intercambistas faz parte do processo de internacionalização do IFMT promovido pela Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais.

“O Instituto tem muito a ganhar com a chegada das alunas estrangeiras. Esse processo é rico em culturalidade e promove o contato com outras linguas e comportamentos, colaborando imensamente na experiência internacional dos alunos” ressaltou Jezisbel.

Marcadores: afs