Publicado por: Reitoria / 4 de Outubro de 2021 às 14:14

Pelo décimo ano consecutivo, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) tem o prazer de promover o X Workshop Nacional e I Internacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro - WECSAB a ser realizado entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021.

Nesta edição, o evento discute o tema “EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, DIÁLOGOS E CONFLITOS INTERCULTURAIS: ENTRE O LOCAL E O GLOBAL”, numa articulação ampliada entre o Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade de Pádua/Itália, cujo convênio e parceria datam de décadas, em especial através do intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação. Este ano é proposto um diálogo do local para o global, do nacional para o internacional (e vice-versa), numa amplitude potencializada pelos novos/outros modos de interação e construção, para a (re)formulação e/ou elaboração, durante o período da Pandemia do Covid-19, com toda a complexidade que envolve a crise sanitária e de distanciamento social.

No dia 17, o evento inclui o II Cyber Encontro Internacional de Estudantes Universitários, em colaboração com o programa Scholas Chairs e aberto a estudantes do mundo inteiro. Portanto, o escopo é ampliar as discussões intercontinentais e interculturais. Para isso serão realizadas mesas temáticas, sessões coordenadas, conferências, seminários e grupos de trabalho, com vistas a promover a todas/os/es a reflexão e aprofundamento do atual momento em que vivemos, a contemporaneidade, a pandemia do Covid 19 e os desafios do período intenso que temos enfrentado, em especial, nos contextos educacionais das relações, inter-relações e formações dos povos, grupos e instituições.

Nesse processo, serão postas e interpostas as possibilidades do(s) diálogo(s) e a(s) presença(s) do(s) antidiálogo(s), nas elaborações humanas expressas nas educações que promovem em todos os setores da vida social, política, econômica, cultural e mesmo das relações interpessoais e interculturais. Nesse propósito, a educação e os contextos diversos e singulares, como os Territórios Semiáridos passam a ser também influenciados por esses percursos e proposições multi, inter e trasculturais. Por conta do momento que ainda vivemos de distanciamento social, o evento será realizado apenas no formato remoto e online.

As inscrições e submissões de trabalhos estão abertas e são gratuitas.

O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 05 de outubro de 2021.

Para realizar a inscrição e ter mais informações sobre o evento, acesse: https://xwecsab.wixsite.com/unebdch3