APC - Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, do governo do Japão

Publicado por: Reitoria / 16 de Abril de 2021 às 13:42

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. O governo do Japão oferece um programa denominado APC (Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana) de cooperação econômica à projetos comunitários de pequeno porte desenvolvidos por organizações não governamentais, ou seja, iniciativas privadas sem fins lucrativos que beneficiam diretamente a comunidade local e por organizações do governo regional.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo atende aos projetos desse programa APC vindos de entidades dos estados de sua jurisdição que estão em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e cidades que compõem o Triângulo Mineiro (não atende as outras cidades do estado de Minas Gerais e demais estados).

O Foco do Programa é na cooperação de bens permanentes, duráveis, como a construção ou reforma de imóvel próprio, aquisição de equipamentos hospitalares, doação de mesas, cadeiras escolares, entre outros e os setores qualificados para este programa são o setor da saúde, da educação básica e do bem estar público.

Outros conteúdos similares ou próximos, são avaliados no momento do envio do formulário de participação (anexo) com os detalhes do projeto e toda a documentação necessária. A organização deve apresentar fundos suficientes para a administração do próprio projeto. Custos administrativos e/ou operacionais da organização tais como gastos com material de escritório, salários etc. não são objetivos da cooperação.

O envio de formulário específico de participação totalmente preenchido junto com documentação deve ser enviado para o endereço do Consulado Geral do Japão em São Paulo - Departamento de Economia.

Os projetos podem ser enviados, a qualquer tempo, durante o ano. Continua-se a receber os projetos apesar da pandemia.

Outras informações relevantes e acesso ao formulário, no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo:

Endereço para contato:

e-mail: cgjeconomia2@sp.mofa.go.jp