início do conteúdo

Breve Histórico da DSRI

No ano de 2015, dia 20 de julho essa diretoria iniciou suas atividades, logo após, no dia 29 do mesmo mês aconteceu o FORINTER - I Fórum de Relações Internacionais no IFMT e a diretora Sônia Regina Guimarães da Fonseca esteve como representante da DSRI.

Confere à este fórum anualmente o encontro, em Brasília, dos assessores internacionais para formação e capacitação de estratégias de cooperação em relações internacionais.

Em setembro, outubro e dezembro ocorreram variadas ações através da equipe DSRI e embaixadores, tais como: o 1º treinamento, 2ª reunião dos embaixadores da DSRI, visita do cônsul à embaixada dos EUA, a 1ª aplicação do teste Toefl ITP no IFMT, além de palestras sobre a DSRI.

No seguinte ano, a DSRI teve atuação em diversos aspectos, entre eles estão: a visita na embaixada do Canadá e ao escritório EducationUSA em Brasília, a 3ª reunião dos embaixadores da DSRI com intuito de treinar para aplicação do teste Toeic BRIDGE.

Ocorreu no 2º semestre a visita do presidente e vice presidente do ISCAP na Reitoria onde vieram tratar de assuntos pertinentes ao acordo de cooperação para mestrado em Portugal, o comparecimento no Seminário na China sobre Empreendedorismo Juvenil dos Países Lusófonos, a realização da 4ª reunião dos embaixadores da DSRI, a inauguração do 1º escritório EducationUSA em Mato Grosso na data de 29/11/2016, alocado na Reitoria do IFMT que dentre os Institutos Federais é o único a sediar uma organização afiliada à Bureau of Educational and Cultural Affair – ECA (Seção de Educação e Cultura) do Departamento dos Estados Unidos, e em seguida a DSRI continuou desempenhar nos Campi, ao todo, 37 palestras no decurso do ano de 2016.

Neste ano de 2017, desenvolveu-se algumas apresentações nos campi, sendo eles: Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Várzea Grande, Bela Vista e a Reitoria, com objetivo específico de difundir o propósito do EducationUSA juntamente com as instituições americanas Liaison America e Bluefield tendo compromisso de esclarecer aos alunos e servidores requisitos importantes para o ingresso em programas de estudos, estágios, cursos e oportunidades de voluntariado no exterior. O trabalho da DSRI relativo à palestras explanou sobre este mesmo tema posteriormente para o Campus Campo Novo do Parecis e Diamantino.

No IFSul foi promovido pela 1ª vez o encontro de gestores de Relações Internacionais integrantes do FORINTER em abril, contando com a participação atuante da diretora da DSRI IFMT.

Em meados desse ano, por meio da Liaison America foi realizado o curso Habilidades do Século XXI com a palestrante Drª Margaret Jones-Carey e a apresentação dos novos servidores durante a webconferência mensal da equipe.

Para o mês de agosto estão previstas a aplicação anual teste Toeic BRIDGE, cursos de extensão, bem como, o FIC no Campus Sinop, Bela Vista e Várzea Grande, como também a 1ª Feira das Nações projetado por embaixadores Campus São Vicente e o AFS Day nos Institutos de Tangará da Serra, Várzea Grande e Bela Vista, ambos com finalidade de expandir e potencializar a internacionalização deste Instituto.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT