início do conteúdo

Estudar no exterior

Estudar em outro país requer preparações para que o intercambista efetue seus estudos atendendo as exigências da instituição e do país escolhido, bem como para ter um maior aproveitamento. A Resolução Nº 006, de 07 de março de 2014 dispõe sobre normas e procedimentos vigentes para a Mobilidade Acadêmica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

A seguir estão algumas dicas para a realização de um intercâmbio:

1)Saber um segundo idioma

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia oferece curso on line gratuito de idiomas My English Online (MEO) a servidores e alunos e possui convênio com escolas de idiomas, além de oferecer matérias de língua estrangeira em diversos cursos oferecidos pelo instituto.

2)Escolher a instituição de ensino

Deve-se considerar programas e áreas de estudos da instituição, edital ou chamada pública, pesquisar o ambiente acadêmico e requisitos para a entrada e seletividade no processo de admissão, serviços para alunos e localização da instituição estrangeira.

3)Financiar os estudos

Guardar dinheiro para realizar o pagamento dos estudos ou participar de edital ou processo seletivo que fornece bolsas de estudo. Dentre os diferenciais que podem auxiliar a obter bolsa de estudo está alto desempenho acadêmico, talento especial para esportes ou artes, realização de trabalho voluntário ou de liderança.

4)Documentação Pessoal

Solicitar documentação pessoal necessária para estudar e viver no exterior durante o período definido para o curso junto aos órgãos responsáveis, tais como Passaporte (fornecido Polícia Federal) ou Visto Americano (fornecido Embaixada dos Estados Unidos).

5) Planejar a mudança

Deve-se realizar o planejamento da viagem e do estudo considerando variáveis que possam interferir em uma realização plena do intercâmbio. Deve-se considerar o tempo de estadia em outro país, costumes locais, a própria saúde física e psicológica e possíveis gastos financeiros.

 


Mais informações:

https://www.ifsul.edu.br/component/content/article?id=732

https://educationusa.org.br/site/estudar-nos-eua/5-passos-para-estudar-nos-eua/

 https://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/resolucoes-consup-2014/

Marcadores: exterior

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT